80.000 green cards baseados no emprego podem expirar

Os green cards estão disponíveis para a administração distribuir aos imigrantes elegíveis, mas expirarão em 30 de setembro.

Por Arlaine Castro

Arquivo  GN
Imigrantes que usam certos benefícios públicos não serão penalizados.

Cerca de 80.000 green cards, ou permissões de residência permanente, podem expirar daqui a alguns dias para aqueles com vistos de trabalho temporários (H1B) e que buscam ficar legalmente nos EUA como residente permanente.

Os green cards estão disponíveis para a administração distribuir aos imigrantes elegíveis, mas expirarão em 30 de setembro.

Cerca de 1,2 milhão de imigrantes que esperavam por autorização para viver e trabalhar nos EUA receberam o que parecia ser uma boa notícia no início deste ano fiscal, quando os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA se viram com 120.000 green cards baseados em empregos a mais, mais do que os 140.000 normalmente emitidos.

Quase 90% dos imigrantes que seriam elegíveis são cidadãos indianos atualmente com vistos de trabalho temporários. Eles enfrentam tempos de espera de décadas para receber a residência permanente.

Esses tempos de espera são essencialmente embutidos no sistema de imigração, à medida que limites de países estabelecidos em estatuto se combinaram com a alta demanda por green cards de cidadãos indianos, muitos dos quais já estão nos Estados Unidos com vistos de trabalho, como o H-1B.

Os defensores estão cada vez mais frustrados com o ritmo lento da adjudicação e querem que os Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) - a agência que concede vistos, autorizações de residência permanente e naturalizações - acelerem os pedidos, fazendo uso de green cards que não foram reclamados por causa da pandemia e das políticas de administração de Trump. Com informações do The Hill.