Esta semana, o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS, na sigla em inglês) expandiu os materiais da campanha "If You See Something, Say Something®" em português e outras nove línguas.
A campanha tem o compromisso de educar o público sobre como reconhecer e denunciar os sinais de atividades suspeitas, que podem envolver terrorismo, violência doméstica ou qualquer outro tipo de violência contra qualquer pessoa.
"Acreditamos que todos têm um papel a desempenhar para manter nossas comunidades seguras e para cumprir essa missão de forma eficaz, a campanha deve ser acessível a todas as comunidades que servimos. Essas expansão ajudará a fornecer acesso mais equitativo às informações de segurança pública e a promover um público americano alerta e informado", diz o órgão.
Disponível em portuguêsAgora, os novos materiais estão disponíveis em português, árabe, chinês (simplificado), francês, haitiano, coreano, russo, espanhol, tailandês e vietnamita e podem ser baixados pelo público na página de materiais de divulgação traduzidos.
Cada pacote de recursos traduzidos inclui três conjuntos de pôsteres, dois gráficos para uso em sites ou publicidade e três gráficos de mídia social com formatos especializados para o Instagram, Facebook e Twitter.
O DHS incentiva indivíduos, organizações, governo local e agências de segurança pública a aproveitar essas novas ofertas e compartilhá-las em suas comunidades e nas redes sociais.
"Acho ótimo, pois as pessoas precisam se conscientizar da importância de não se omitir, e quanto mais informações receberem, maior o encorajamento", ressalta Flaviane Carvalho, brasileira que mora em Orlando e que ajudou a salvar um menino de 11 anos que sofria abuso físico e psicológico em casa.
Ela está montando uma organização para capacitar pessoas a identificar sinais de violência e ajudar as pessoas. Leia mais na matéria BRASILEIRA QUE SALVOU CRIANÇA EM ORLANDO LANÇA ONG CONTRA ABUSOS
"If You See Something, Say Something®"
“If You See Something, Say Something®” é uma campanha nacional que aumenta a conscientização pública sobre os indicadores de terrorismo, crime relacionado ao terrorismo e à violência doméstica, bem como a importância de relatar atividades suspeitas às autoridades locais e estaduais.
A campanha trabalha regularmente com parceiros estaduais, locais, tribais e territoriais em todo o país para distribuir mensagens de conscientização pública nas comunidades locais, organizações e nas redes sociais.
Para acessar o material da campanha em português, clique aqui.