Bloqueio na emissão de green cards leva agência de imigracão a pedir ajuda financeira ao Congresso
A USCIS depende das taxas de serviços e corre risco de ficar sem fluxo de caixa em quatro meses
A Ordem Executiva que bloqueia por 60 dias a emissão de green cards registra o primeiro efeito colateral: falta de fundos no fluxo de caixa da agência de imigração, que depende em grande parte das taxas de serviços cobradas pela USCIS para financiar operações funcionais.
A queda de pedidos de green cards, de cidadania e outros serviços foi vertiginosa e levou a USCIS a pedir US $ 1,2 bilhão ao Congresso para reforçar o caixa. A agência também irá implementar novo aumento nas taxas de serviços para se manter.
"Devido à pandemia de Covid-19, os Estados Unidos tiveram uma queda drástica na receita ", disse um porta-voz da USCIS, acrescentando que seus fundos podem despencar mais de 60% até o final do atual ano fiscal, que termina em 30 de setembro.
A agência planeja impor uma "sobretaxa" de 10% nos aplicativos, além dos aumentos propostos anteriormente, que deve entrar em efeito nos próximos meses.
Kenneth T. Cuccinelli II, um linha-dura de imigração que está no comando da USCIS, saiu em defesa das leis de imigração sobre a concessão de vistos, residência permanente e cidadania como missão da agência. "Nós não somos uma agência de benefícios, somos uma agência de verificação", disse ele.
Matéria completa no portal gazetanews.com