Desde segunda-feira, 18, imigrantes indocumentados da Califórnia começaram a solicitar assistência financeira de apoio durante a pandemia do novo coronavírus - o primeiro fundo de assistência do gênero.
O governador Gavin Newsom anunciou no mês passado o Disaster Relief Fund - fundo de auxílio a desastres de coronavírus - no valor de US $ 125 milhões para apoiar imigrantes indocumentados que não eram elegíveis para recebimento de estímulo federais e benefícios de desemprego devido ao status de imigração.
É o primeiro esforço de financiamento estatal direcionado a ajudar imigrantes indocumentados, já que a pandemia de coronavírus tem causado dificuldades financeiras e gerado desemprego em todo o país.
"Todo californiano, incluindo nossos vizinhos e amigos indocumentados, deve saber que a Califórnia está aqui para apoiá-los durante esta crise", disse Newsom em comunicado em abril. "Nós estamos todos juntos nisso."
O benefício único fornecerá US $ 500 em suporte por adulto, com um limite de US $ 1.000 por família, disse o gabinete de Newsom. O fundo combina US $ 75 milhões em doações estaduais com US $ 50 milhões de organizações privadas e espera-se que beneficie cerca de 150.000 adultos sem documentos, segundo o site do estado.