Igrejas oferecem abrigo a imigrantes durante possível batida da imigração
O anúncio feito pelo movimento Santuário, uma campanha religiosa e política iniciada nos anos 1980 para prover um local seguro a refugiados da América Central fugindo dos conflitos civis da região, vem quando a administração Obama estaria planejando uma série de operações em todo o país contra imigrantes indocumentados.
O grupo disse que estaria oferecendo casas de devoção a qualquer imigrante buscando por um lugar seguro.
O Washington Post disse na semana passada que o Immigration and Customs Enforcement estava planejando uma série de operações a serem iniciadas em janeiro de 2016 e poderia afetar centenas de imigrantes que fugiram da violência na América Central desde o começo de 2014.
Em um comunicado na semana passada, a porta voz do ICE, Gillian Christensen não comentou a matéria do jornal, mas disse que como parte das prioridades anunciadas pelo secretário do DHS, Jeh Johnson em novembro de 2014, a agência irá focar em indivíduos que representam uma ameaça à segurança nacional e pública. Esse grupo inclui pessoas que foram pegas tentando entrar nos EUA ilegalmente e aqueles que receberam ordem de deportação a partir de janeiro de 2014.
Líderes do movimento Santuário, que deu abrigo de deportação a pelo menos 10 imigrantes no último um ano e meio, criticou, ao lado de candidatos democratas e movimentos de direitos humanos, a administração Obama.
A organização conta com pelo menos 50 congregações em uma dúzia de cidades dos EUA, disse o Rev. Alison Harrington, pastor do Southside Presbyterian Church em Tucson.
Fonte: Fox Latino.