Igrejas dos EUA apostam em podcasts para atrair fiéis
Os fiéis norte-americanos encontraram nos toca-MP3 aliados para manter os compromissos religiosos em dia. Quando deixam de ir à missa, muitos deles baixam sermões em seus aparelhos para não perder aquilo que os padres ou pastores pregam.
Kyle Lewis, 25, é um dos adeptos dessa prática. Em entrevista ao jornal "The New York Times", ele contou que deixou de ir à igreja no penúltimo domingo, mas não perdeu o sermão do pastor. Ele ouviu os ensinamentos na academia de ginástica, enquanto se exercitava.
O pastor Mark Batterson, da igreja de Lewis, passou a disponibilizar seus sermões na web no mês passado, para divulgar a igreja onde prega. O religioso afirma que diversos fiéis foram ao local depois de conhecer seus podcasts --ou godcasts--, disponíveis no site www.theaterchurch.com.
Para Batterson, essa alternativa deve causar um impacto tão profundo na igreja quanto foi a impressão das primeiras bíblias, há alguns séculos. "Se você realmente acredita na mensagem que prega, você quer ser ouvido pelo maior número de pessoas", diz.
A afirmação mostra que o reverendo está em sintonia com outros grupos religiosos. Desde o início de julho, o número de podcasts religiosos oferecidos no site Podcast Alley foi de 177 para 474, segundo o "The New York Times".