DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

ICE reabre casos de deportação de beneficiários do DACA

Enquanto a decisão sobre a legitimidade do Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA) ainda está tecnicamente suspensa na Suprema Corte, o programa parece estar a caminho do fim para alguns imigrantes. É o caso dos jovens que tiveram processos de deportação “encerrados administrativamente”. O ICE (Immigration and Customs Enforcement) começou a reabrir esses processos.

Segundo o Chicago Tribune, o ICE tem solicitado aos tribunais de imigração que deportem alguns desses jovens que permaneceram nos Estados Unidos sob o DACA.

A estudante Zoila Pelayo, uma das beneficiadas pelo programa desde 2012, já sente a mudança. Ela foi uma das primeiras a receber um comunicado do ICE de que irá reabrir seu procedimento de deportação.

Assim como Pelayo, centenas de estudantes também estão recebendo o mesmo comunicado.

Na prática, os estudantes não serão deportados de imediato. A reabertura dos processos está em fase burocrática, o que deve demorar meses a ser concluída, de acordo com o ICE. Procurado pela reportagem da CNN, oficiais do ICE informaram que todo estudante beneficiado pelo DACA, cujo caso de deportação tenha sido “encerrado administrativamente”, estará passível de ter seu processo reaberto.

O DACA é um programa criado durante a administração do governo Barack Obama, em 2012, que visava legalizar jovens trazidos aos Estados Unidos quando crianças. Com a eleição de Donald Trump, a situação mudou.

Opositor do programa, o atual presidente tentou, em 2017, acabar com o DACA, mas foi impedido por tribunais inferiores que permitiram que os estudantes continuassem renovando seus processos, à medida que o processo de apelação continuasse.

Esperando no limbo estão milhões de jovens chamados de “dreamers”, que dependem do programa.

A questão foi levada à Suprema Corte, que deve tomar uma decisão só em junho sobre a legitimidade do término do DACA.

Aumento de taxas

Enquanto um parecer final não é emitido pela justiça, alguns estudantes ainda podem renovar o seu processo. Mas esses terão que pagar mais caro por isso, já que o governo Trump aumentou de $495 para $765 o custo de renovação do DACA.

Com informações da CNN.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Tags: ,,

Vanuza Ramos
Vanuza Ramos
Vanuza Ramos formou-se em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Há 10 anos vive nos Estados Unidos, onde também desenvolve atividades culturais voltadas para a comunidade brasileira. Como escritora, participou das duas edições da coletânea “Brava Gente Brasileira em Terras Estrangeiras”. Seu portfolio inclui também trabalhos na área de Produção de Eventos e Shows, Public Relations e Marketing.



268