Mais de 100 imigrantes indocumentados que estavam trabalhando em uma empresa em Ohio foram detidos em operação de combate à imigração ilegal no país, conforme comunicado oficial da agência de imigração U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) nesta quinta-feira, 21.
Segundo o comunicado, na terça-feira, 19, agentes especiais da U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) e Homeland Security Investigations (HSI) executaram um mandado de busca criminal em instalações da empresa Fresh Mark em Ohio, onde prenderam 146 imigrantes por violações da lei de imigração e detiveram documentos ligados às contratações.
As buscas foram feitas na cidade de Salem e em três outras localidades da Fresh Mark no norte de Ohio.
Durante a execução do mandado de busca, as autoridades identificaram os mais de 100 funcionários da Fresh Mark trabalhando no processador de carne de Salem que estavam sujeitos à prisão por violações de imigração.
A ação de fiscalização faz parte de uma investigação contínua de um ano do HSI baseada em evidências de que Fresh Mark pode ter contratado estrangeiros indocumentados em suas instalações de processamento de carne e embalagem, e que muitos desses estrangeiros estão utilizando identificação fraudulenta pertencente a cidadãos americanos.
"O emprego ilegal é um dos principais ímãs que atraem estrangeiros ilegais através de nossas fronteiras", disse Steve Francis, agente especial da HSI responsável por Michigan e Ohio. "As empresas que conscientemente abrigam e contratam estrangeiros ilegais como modelo de negócios devem ser responsabilizadas por suas ações".
Os mandados de busca foram realizados nos locais: 1735 S. Lincoln Avenue, Salem, onde mais de 146 estrangeiros ilegais foram presos;na instalação da empresa localizada nos endereços: 1888 South Way Street, SW Massillon; na de 950 Cloverleaf Street, SW, Massillon; e 1600 Harmont Ave NE, Canton.
A Fresh Mark é membro do programa “ICE Mutual Agreement between Government and Employers” (IMAGE), que representa o Acordo Mútuo da ICE entre o governo e os empregadores. No entanto, o ICE deixou claro que os membros do IMAGE "não estão imunes às ações da ICE ou de acusação por violações de conformidade da força de trabalho".
Os estrangeiros detidos foram transportados para uma instalação de processamento próxima e colocados em procedimentos de remoção. Eles ficarão detidos em instalações em Michigan e Ohio, enquanto aguardam o processo de deportação.
A operação foi coordenada com as contrapartes federais, estaduais e locais da HSI, inclusive a Procuradoria dos EUA do Distrito Norte de Ohio; Patrulha de Fronteira dos EUA, Operações de Execução e Remoção de ICE; Operações Aéreas e Marítimas dos EUA para Proteção Aduaneira e de Fronteiras; HSI Detroit e Chicago Special Response Teams, Departamento de Polícia de Salem e o Gabinete do Xerife do Condado de Columbiana.
A ICE informa ainda que uma linha direta de detenção gratuita 24 horas está disponível para os familiares das pessoas presas na operação para esclarecer dúvidas sobre o estado de detenção e o processo de remoção. A linha direta opera em inglês e espanhol; o número de telefone é 1-888-351-4024.