Um sinal de alerta foi dado pelo Centro Nacional de Estatística em Saúde dos EUA. De acordo com a entidade, os casos de morte por overdose de heroína quadruplicaram nos últimos cinco anos no país. Para ser mais exato, em 2010 foram registradas 3.036 mortes contra 12.989 em 2015 - ano do estudo divulgado agora.
Dois fatores são apontados como os responsáveis por este aumento no número de mortes por overdose da droga: queda nos preços da heroína e aumento da sua pureza. É o que aponta estudo recente do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês).
Na estatística geral de casos de overdose nos EUA em 2015, a heroína responde por quase 25% dos registros - bem mais que os 8% de 2010. O relatório divulgado pelo Centro Nacional de Estatística em Saúde é baseado nas informações dos certificados de óbito, e não examina possíveis causas para o fenômeno.
De acordo com especialistas, há uma relação entre o uso de heroína e a prescrição de medicamentos analgésicos opióides. Rich Hamburg, vice-presidente da ONG Trust for America’s Health, frisa que por causa do barateamento (a heroína custa cerca de um décimo do valor dos opióides) em várias partes do país, o combate ao uso de opióides se intensificou.
"Você está 40 vezes mais propenso a usar heroína se você começou com analgésicos opióides. A heroína é parte de um problema maior de abuso de drogas no país", disse Hamburg à Reuters.
O relatório divulgado na última sexta-feira, 24, revela que a porcentagem de overdoses fatais provocadas por opióides, como a oxicodona, caiu para 24%, contra 29% em 2010. No mesmo período, a porcentagem de casos relacionados ao uso da cocaína subiu de 11% para 13%.
Com informações da Reuter.