Hackers invadiram o Facebook de quase 30 milhões de pessoas
Por Gazeta News
Quase 30 milhões de usuários do Facebook tiveram suas contas e números de telefone acessados por hackers. Essa foi a maior falha de segurança da história da empresa, informou o Facebook na sexta-feira. Os hackers acessaram ainda mais detalhes de 14 milhões desses usuários. O FBI está "investigando ativamente" a violação, disse Guy Rosen, vice-presidente do Facebook, a repórteres na sexta-feira. Ele disse que o FBI pediu à empresa para não compartilhar outros detalhes que possam comprometer a investigação. A empresa disse que ainda pode não saber a extensão total do ataque e não descartou a possibilidade de outros "ataques de menor escala". A empresa disse ainda que continuará investigando "outras formas pelas quais as pessoas por trás desse ataque usaram o Facebook". Os novos detalhes vieram duas semanas após o Facebook ter anunciado pela primeira vez que hackers tinham acesso a 50 milhões de contas. Ou seja, invasores poderiam ter feito o login como esses usuários. De acordo com o Facebook, menos pessoas foram impactadas do que eles pensaram, concluindo assim que 30 milhões de pessoas foram impactadas. Para os 14 milhões mais atingidos pela violação, os hackers puderam acessar as seguintes informações: "nome de usuário, sexo, localidade/idioma, status de relacionamento, religião, cidade natal, cidade atual, data de nascimento, tipos de dispositivo usados para acessar o Facebook, educação, trabalho, os últimos 10 locais em que eles acessaram ou foram marcados, pessoas ou os páginas que eles seguem e as 15 pesquisas mais recentes”.
Usuários serão notificados
O Facebook disse que enviará uma mensagem aos 30 milhões de usuários afetados nos próximos dias e postará informações em sua central de ajuda. O Facebook é regulado pelas autoridades irlandesas na Europa, pois sua sede européia está localizada lá. Um porta-voz do regulador de dados irlandês disse que o anúncio de sexta-feira, "A atualização do Facebook hoje é significativa agora que o Facebook confirmou que os dados pessoais de milhões de usuários foram tirados pelos autores do ataque". O ataque levou o Facebook a dar o passo sem precedentes de desconectar os 50 milhões de usuários cujas contas foram expostas e desconectou outros 40 milhões de usuários como medida de precaução. Os hackers exploraram uma série de bugs na plataforma do Facebook. A vulnerabilidade, segundo o Facebook, existia desde julho de 2017. Não foi corrigida até o mês passado, depois que engenheiros perceberam alguma atividade incomum, que acabou sendo o ataque.
Como saber se sua conta foi invadida
Para descobrir se você está entre as 30 milhões de pessoas cujas informações foram acessadas, visite a Central de Ajuda do Facebook. No final da página vocêencontrará detalhes sobre sua conta em uma caixa azul intitulada "Minha conta do Facebook foi afetada por esse problema de segurança?". Com informações da CNN. Relacionada: Facebook apaga páginas falsas por suposta influência em eleição dos EUA