Hackers ameaçam apagar dados de milhões de Iphones

Por Gazeta News

iphone

Um grupo de hackers, que se denomina"Turkish Crime Family", está ameaçando apagar dados de milhões de Iphones, caso a Apple não concorde em pagar um "resgate" pelas contas iCloud que eles dizem ter acesso.

De acordo com o Fortune Magazine e o 7 News, os hackers dizem ter uma lista de credenciais de login e ameaçam limpar remotamente centenas de milhões de iPhones de todos os seus dados - a menos, claro, que a Apple os pague.

O grupo deu ao gigante da tecnologia um prazo até o dia 7 de abril para pagar 75 mil dólares em bitcoin, ou 100 mil dólares no valor de cartões de presentes iTunes. Por outro lado, a Apple diz que, se a suposta lista dos hackers é real, ela não foi retirada da empresa.

"Não houve violação em nenhum dos sistemas da Apple, incluindo iCloud e Apple ID", disse um porta-voz da empresa. "A alegada lista de endereços de e-mail e senhas parece ter sido obtida de serviços de terceiros anteriormente comprometidos".

Uma pessoa familiarizada com os supostos dados comprometidos disse, segundo o 7 News, que muitos dos e-mails e senhas hackeados corresponderam a uma violação anterior no LinkedIn em 2012.

"Para se proteger contra esse tipo de ataque, sempre recomendamos que os usuários usem senhas fortes, não usem essas mesmas senhas em sites e ativem a autenticação de dois fatores", disse o porta-voz da Apple.

Os clientes são orientados ainda a alterar suas senhas para códigos exclusivos para cada serviço que eles usam.

Com informações do 7News.