Grupos de defesa dos direitos dos imigrantes entraram com um processo em Los Angeles contra a imigração devido aos atrasos nos processos de cidadania.A ação, impetrada em tribunal federal por grupos que incluem o National Partnership for New Americans, decorre do alegado fracasso do USCIS em responder a um pedido da Lei de Liberdade de Informação (Freedom of Information Act) em 6 de agosto sobre o acúmulo de pedidos de cidadania.
O porta-voz do USCIS, Michael Bars, disse em um comunicado que, o atraso vem desde a administração Obama. Mas a NPNA alega uma desaceleração intencional no processamento para limitar o número de novos eleitores que votariam contra a atual administração.
Atualmente, o número de pedidos de cidadania pendentes é de 753 mil em nível nacional, um aumento de 93% em relação ao que foi registrado no final de 2015, segundo a NPNA.
Entre os supostos acúmulos estão 17.570 pedidos do condado de Los Angeles e 16.614 da cidade de Los Angeles no final de março.
Bars argumentou que o USCIS está atualmente trabalhando para completar pelo menos 829 mil pedidos de naturalização no ano fiscal de 2018, “potencialmente excedendo uma alta de 5 anos no número de solicitações processadas. Isso é uma prova da diligência, treinamento e especialização de funcionários da agência em nossos escritórios em todo o país” .
Peter Schey, presidente do Centro de Direitos Humanos e Direito Constitucional e consultor jurídico das partes solicitantes do FOIA, alegou que a política do governo Trump “não é uma forma muito bem camuflada de supressão de eleitores”, disse ele.
De acordo com a NPNA, no atual ritmo de processamento, o USCIS demoraria mais de 25 anos para reduzir a taxa atual para o nível de 380.639 pedidos em espera da administração Obama em 2015, sem incluir novos pedidos, alega.
Bars disse que mais de 240 cerimônias de naturalização para um total de 42.821 cidadãos naturalizados aconteceram na semana passada. Com informações da NBC.