Globo Notícia: Como é o plano de Obama para fechar a prisão de Guantánamo

Por Gazeta News

Mila Burns e Etienne Yamamoto. Crédito: Globo/ Divulgação

No ‘Globo Notícia Américas’ deste domingo, dia 28, Mila Burns comenta um assunto que ficou em evidência ao longo desta semana: o plano do presidente Barack Obama de fechar a prisão de Guantánamo. A jornalista mostra que esta foi uma promessa que o presidente fez há oito anos atrás, durante a sua primeira campanha presidencial. Dos estúdios da Rádio ONU, em Nova York, a repórter Laura Gelbert, acrescenta que a proposta foi elogiada pela Organização das Nações Unidas. Segundo o alto comissário da ONU para Direitos Humanos, Zeid Al Hussein, o regime de Guantánamo é visto pela organização como um capítulo negativo na história dos direitos humanos.

O programa também segue acompanhando as principais notícias sobre o vírus da Zica. Até a última semana, médicos achavam que o número de pessoas que poderiam ter sido contaminas por relação sexual era muito pequeno mas o programa mostra que esse índice vem mudando. De Nova York, a correspondente da Globo Sandra Coutinho comenta a investigação do Centro de Controle de Doenças sobre novos casos, além de destacar as recomendações do CDC para a prevenção contra a doença. Nos Estados Unidos, já foram confirmados mais de oitenta casos.

De Toronto, o colaborador Marzio Lorenzo apresenta a história de um brasileiro que pode ser deportado do Canadá por causa de um suposto erro do advogado. E em Massachusetts, Maressa Souza mostra que na cidade de Framinghan, um hospital começou a servir comida brasileira para os pacientes. O programa desta semana se despede com uma entrevista com a artista plástica Etienne Yamamoto, que participa de uma mostra coletiva da Art Students League of New York, que estreou na cidade, na galeria Phyllis Harriman Mason.

O ‘Globo Notícia Américas’ vai ao ar aos domingos e traz as notícias mais importantes da semana para os brasileiros que vivem fora do país. As entrevistas apresentadas semanalmente no programa estão disponíveis na íntegra, no site do canal internacional: globointernacional.globo.com.