Furacão Rafael atinge Categoria 2 e continua a se fortalecer
Rafael deve alcançar status de furacão intenso antes de atingir Cuba
O furacão Rafael deve atingir uma intensidade próxima à de um furacão de grande porte antes de fazer seu pouso em Cuba, nesta quarta-feira (6).
O furacão continuará se desenvolvendo rapidamente, em um ambiente propício para esse tipo de intensificação, conforme se aproxima de Cuba durante a tarde.
A baixa cisalhamento do vento, a alta temperatura da água do oceano e o ar úmido podem permitir que Rafael se aproxime do status de furacão de categoria 3 ou mais, o que é considerado um furacão "maior". Além dos ventos fortes, há previsão de chuvas intensas, enchentes repentinas e deslizamentos de terra nas áreas de maior altitude no oeste de Cuba.
Rafael possui ventos sustentados de até 160 km/h e segue em direção noroeste a uma velocidade de 22 km/h. O furacão deve passar pela região oeste de Cuba ainda nesta quarta-feira e seguir em direção ao sudeste do Golfo do México durante a noite.
Uma vez que o furacão adentre o Golfo do México, ele enfrentará condições menos favoráveis para manter sua intensidade.
Segundo o NHC, é muito cedo para determinar quais possíveis impactos Rafael pode trazer para os EUA. Até o final da semana, espera-se que ondas e correntes de retorno se espalhem por grande parte do Golfo.
As previsões mostram que a tempestade pode atingir qualquer lugar da costa do Texas até o Panhandle da Flórida por volta do fim de semana, de acordo com a AccuWeather, que disse que a maior probabilidade de atingir a costa é ao longo da costa central da Louisiana como uma tempestade tropical. Outros cenários possíveis incluem a tempestade virando para o oeste e se movendo sobre a costa oeste do México.
Um alerta de Tempestade Tropical continua em vigor para as Keys.
Fonte: Click Orlando; USA Today