A Tempestade Tropical Rafael se tornou a 17ª tempestade nomeada da temporada na segunda-feira (4). Espera-se que ela se intensifique e se torne um furacão de baixo nível da Categoria 2 já na manhã de quarta-feira (6). A região oeste de Cuba deve receber um impacto direto da tempestade.
Foi emitido um aviso de tempestade tropical para os Dry Tortugas e as ilhas Keys, tanto no sul quanto no meio das Keys. Isso significa que ventos de força de tempestade tropical (80 km/h) podem começar a afetar a área a partir do final da terça-feira (5) até todo o dia de quarta-feira (6). Além disso, há um risco marginal (nível 1 de 5) de condições climáticas severas para as Keys do sul e do meio na quarta-feira.
Modelos meteorológicos indicam que as bandas de chuva externas de Rafael vão passar por partes das Keys, trazendo a possibilidade de rotações. Precipitações de 2 a 5 cm são possíveis à medida que a tempestade se aproxima mais do estado da Flórida.
Quais os impactos para o sul da Flórida?
Mais ao norte, nas regiões de Broward e Miami-Dade, o tempo terá mais vento do que o normal. Poderemos observar rajadas de até 55 km/h, com possibilidade de rajadas mais fortes localizadas. Haverá períodos secos e chuvas ao longo de quarta-feira, mas, até o momento, espera-se que a chuva mais intensa ocorra no Golfo do México. Isso significa que, para o sudeste da Flórida, os impactos serão mínimos.
Uma vez que a tempestade entrar no Golfo, ela encontrará cisalhamento de vento, ar mais seco e águas ligeiramente mais frias, o que deve permitir que ela perca força à medida que se aproxima da Louisiana, no sábado.
Tropical Storm #Rafael has formed south of Jamaica. Strong winds and rain will affect Jamaica overnight into Tuesday.
— Zoom Earth (@zoom_earth) November 4, 2024
Rafael may become a hurricane as it nears the Cayman Islands on Tuesday evening. It could then strengthen to Category 2 as it nears western Cuba on Wednesday. pic.twitter.com/hyYHfMMys6
Fonte: NBC6