Neste final de semana, o Centro Nacional de Furacões (NHC) designou oficialmente uma área no sul do Caribe central como Ciclone Tropical Potencial 18.
Embora essa área ainda não seja uma tempestade, espera-se que se torne uma ao longo da segunda-feira (4), conforme se aproxima da Jamaica. O NHC usa essa designação para poder emitir alertas e avisos de forma oportuna.
O próximo nome na lista de nomes de furacões do Atlântico é Rafael.
Atualmente, um aviso de furacão está em vigor para as Ilhas Cayman, e um aviso de tempestade tropical foi emitido para a Jamaica. A tempestade deve se mover próxima à Jamaica e se intensificar em um furacão antes de atingir Cuba como um furacão de categoria um.
Neste momento, o centro da tempestade deve permanecer afastado do Centro da Flórida, no entanto, as chances de chuva podem aumentar no meio e no final da semana, à medida que a tempestade atravessa o Golfo do México.
Os modelos estão em desacordo sobre a trajetória do sistema após sua chegada ao Golfo, mas as costas do Golfo no Texas, Louisiana, Mississippi, Alabama e Flórida devem ficar em alerta para possíveis impactos no final da semana.
O Centro Nacional de Furacões também está monitorando outras duas áreas tropicais.
A Tempestade Tropical Patty está rapidamente perdendo características tropicais na segunda-feira, à medida que se aproxima da costa de Portugal. A terceira área é uma área de baixa pressão que pode se desenvolver perto das Ilhas Leeward do Norte em alguns dias. Um lento desenvolvimento desse sistema é possível depois desse período, com uma chance de 20% de formação nos próximos sete dias.
A temporada de furacões vai até 30 de novembro.
10pm EST Key Messages on Potential Tropical Cyclone #Eighteen: No big changes from the previous advisory- forecast to strengthen to a hurricane in the NW Caribbean by early Wed
— National Hurricane Center (@NHC_Atlantic) November 4, 2024
More info: https://t.co/tW4KeGe9uJ pic.twitter.com/ZgKul3tK6g
Fonte: Click Orlando; NHC