O Centro Nacional de Furacões informou que há 30% de chance de desenvolvimento tropical nos próximos dois dias e 70% nos próximos sete dias no Mar do Caribe.
Uma área de baixa pressão deve se formar neste fim de semana e pode se tornar uma depressão tropical. Os modelos de previsão a longo prazo não estão claros quanto ao seu trajeto, mas há possibilidade de que ela se desloque para o norte em direção ao Golfo até o meio da semana.
Uma área de alta pressão a leste da Flórida influenciará sua direção. A principal dúvida é se essa alta será forte o suficiente para desviar a tempestade em direção à América Central ou se ela poderá seguir para o norte, em direção ao Golfo do México oriental.
Além disso, outra área próxima ao Caribe setentrional tem 10% de chance de desenvolvimento nos próximos dois a sete dias, mas é provável que seja absorvida pela baixa esperada no Caribe sudoeste. Um sistema não tropical no Atlântico norte também apresenta 10% de chance de desenvolvimento subtropical nos próximos dois a sete dias.
Comparado com as normas históricas, a temporada de furacões no Atlântico de 2024 se destaca.
Até agora, foram 15 tempestades nomeadas, enquanto a média para uma temporada inteira é de 14. Dez furacões se formaram, em comparação com uma média de sete por ano. Quatro desses furacões alcançaram a intensidade de furacões maiores, ou seja, categorias 3, 4 e 5. A norma histórica para uma temporada completa é de três grandes furacões.
Nov 1 8AM EDT: We continue to monitor multiple areas for tropical development. In particular an area in the SW Caribbean has a high (70%) chance of development, a broad area of low pressure is expected to develop and a tropical depression is likely to form late this weekend or… pic.twitter.com/LAcY7ybQz8
— National Hurricane Center (@NHC_Atlantic) November 1, 2024
Fonte: ClickOrlando; NBC