Possível novo sistema pode se formar no Atlântico nesta semana

O Centro Nacional de Furacões deu 50% de chances de desenvolvimento para o distúrbio tropical

Por Lara Barth

Centro Nacional de Furacão prevê 50% de chances de desenvolvimento para novo distúrbio tropical

Um distúrbio tropical no meio do Atlântico tem chances cada vez maiores de se desenvolver e se aproximar do Caribe nesta semana, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.

Os meteorologistas aumentaram a probabilidade de formação durante o fim de semana para 50% de chance de se transformar em uma depressão tropical nos próximos cinco dias, com 10% de chance de isso acontecer nos próximos dois dias.

Na manhã de segunda-feira (14), o sistema estava a várias centenas de milhas a oeste das Ilhas de Cabo Verde, em um trecho de ar seco, o que não é bom para o desenvolvimento de tempestades. Mas o centro de furacões espera que ele continue se deslocando para o oeste, onde poderá encontrar melhores condições em alguns dias. Se o sistema se fortalecer e se tornar uma depressão tropical ou tempestade tropical, ele poderá se aproximar das Ilhas Virgens e de Porto Rico na quinta ou sexta-feira (18).

A partir daí, os modelos climáticos globais de supercomputadores oferecem uma mistura de opções - ou diretamente para oeste, passando pelo Caribe e por Dominica e Cuba, ou ligeiramente para o norte, onde se aproxima da Flórida e das Bahamas ou se afasta completamente da terra.

“Em outras palavras, não saberemos para onde ele pode estar indo até vermos onde ele estará quando chegar às ilhas em cerca de 4 ou 5 dias. Fique atento”, publicou no X Craig Setzer, meteorologista-chefe da Royal Caribbean.

Fonte: Miami Herald