Milton, agora um ciclone pós-tropical, se afasta da costa leste da Flórida pelo Atlântico

Tempestade ainda causa condições adversas no sudeste e centro-leste do estado

Por Lara Barth

Milton agora é um ciclone pós-tropical

Ainda como um furacão de categoria 1, Milton avançou pelo Atlântico na manhã desta quinta-feira (10) após se afastar da costa leste da Flórida, segundo o National Hurricane Center por volta das 11h.

Mesmo no mar, Milton, que agora é um ciclone pós-tropical poderoso, com ventos máximos sustentados de 120 km/h, segue gerando condições de tempestade ao longo de porções costeiras do sudeste dos EUA e noroeste das Bahamas.

Espera-se que os ventos enfraqueçam gradualmente nos próximos dias.

Um alerta de tempestade continua em vigor para partes da costa leste da Flórida e costa sul da Geórgia durante a tarde. As condições de tempestade tropical também se mantém ao longo de partes da costa sudeste dos EUA até o fim do dia e o extremo noroeste das Bahamas até a noite.

O risco de inundações urbanas consideráveis persiste no centro-leste da Flórida. Inundações moderadas a grandes de rios estão em andamento e previstas em todo o centro da Flórida.

O presidente Biden pediu aos floridianos que esperassem ouvir de seus líderes locais antes de sair de seus abrigos.

"Ainda há condições muito perigosas no estado, e as pessoas devem esperar para receber o sinal verde de seus líderes antes de sair", disse o Sr. Biden. "Sabemos por furacões anteriores que muitas vezes mais vidas são perdidas nos dias seguintes à tempestade do que durante a tempestade em si."

Tenha cuidado após a tempestade, pois perigos mortais permanecem, incluindo linhas de energia caídas, áreas inundadas e animais selvagens.

Certifique-se de que os geradores estejam devidamente ventilados e colocados do lado de fora, a pelo menos 20 pés de distância de portas, janelas e garagens para evitar envenenamento por monóxido de carbono. Se você estiver limpando danos causados pela tempestade, tenha cuidado ao usar motosserras e ferramentas elétricas e beba bastante água para evitar exaustão pelo calor.

Fonte: NHC; CBS