Furacão Milton gera novos alertas para a Flórida em meio a evacuações em massa
Tempestade pode ser a pior a atingir a área de Tampa Bay em mais de um século
O furacão Milton, uma poderosa tempestade de categoria 4 com ventos máximos sustentados de 145 mph (230 km/h), continuou seguindo para o leste na terça-feira (8) de manhã. Espera-se que o caminho de Milton traga grandes estragos e risco de vida para partes da Flórida quando atingir a costa na quinta-feira (10) de manhã, segundo os meteorologistas.
Os meteorologistas do centro de furacões preveem que a tempestade atingirá a costa oeste do Golfo da Flórida como um grande furacão no meio da semana. Milton deve chegar na manhã de quinta-feira (10), adiando um pouco o cronograma de uma previsão anterior de desembarque que sugeria que aconteceria na quarta-feira (9) à noite. Isso ocorre pouco depois que a Costa do Golfo da Flórida foi atingida pelo furacão Helene.
Espera-se que Milton continue enfraquecendo um pouco antes de chegar à terra, mas as projeções variam e o centro de furacões enfatizou que "embora flutuações na intensidade sejam esperadas, prevê-se que Milton continue sendo um furacão extremamente perigoso ao chegar à Flórida". A tempestade provavelmente será de categoria 3, ainda poderosa, — o que significa velocidades do vento entre 111 e 129 mph (180 a 207 km/h)— quando atingir a terra.
Ordens de evacuação obrigatórias foram emitidas na segunda-feira (7) para partes de Tampa e programadas para entrar em vigor às 14h30. Autoridades do Condado de Hillsborough, que inclui a Baía de Tampa, disseram que abririam nove abrigos em todo o condado para moradores em zonas de evacuação obrigatória, bem como pessoas cujas casas são vulneráveis a tempestades, inundações e danos causados pelo vento.
A prefeita de Tampa, Jane Castor, pediu às pessoas nessas áreas que seguissem as ordens de evacuação em comentários severos à CNN.
"Estamos falando sobre a possibilidade de um impacto direto agora", disse Castor. "Helene foi um aviso. Milton é literalmente catastrófico. E posso dizer, sem qualquer dramatização, que se você escolher ficar em uma dessas áreas de evacuação, você vai morrer."
Os avisos de furacão se expandiram na terça-feira (8) de manhã para a costa leste da Flórida, onde um foi emitido da Linha Indian River/St. Lucie County em direção ao norte até Ponte Vedra Beach. Um alerta de furacão já estava em vigor para a costa oeste da Flórida, de Bonita Beach ao norte até a foz do Rio Suwannee, incluindo a Baía de Tampa.
A trajetória mais provável sugere que Milton pode atingir diretamente, ou muito perto, da área da Baía de Tampa, e permanecer como um furacão enquanto se move pela Flórida central em direção ao Oceano Atlântico.
O Serviço Nacional de Meteorologia em Tampa Bay disse em um briefing na manhã de segunda-feira (7) que o furacão "será uma tempestade histórica para a costa oeste da Flórida". Se Milton continuar na trajetória atual, pode ser a pior tempestade a atingir a área de Tampa em mais de um século.
Esse caminho pouparia em grande parte a Geórgia, a Carolina do Norte e do Sul e outros estados do sudeste devastados por Helene, que matou mais de 230 pessoas.
Embora Milton deva ser uma tempestade menor que Helene, parece estar se dirigindo para uma área muito mais densamente povoada, e as inundações podem causar grandes problemas.
Um alerta de inundação foi emitido para a costa oeste da Flórida, de Flamingo ao norte até o Rio Suwannee, incluindo Charlotte Harbor e Tampa Bay.
Fonte: CBS