Furacão Milton pode ser tempestade mais destrutiva de Orlando já registrada

Milton pode ser o primeiro furacão de categoria 2 a atingir a cidade

Por Lara Barth

Furacão Milton deve atingir a Flórida na madrugada de quinta-feira (10).

O furacão Milton está se preparando para atingir a Costa do Golfo da Flórida esta semana, e espera-se que atinja a área de Orlando como uma forte tempestade de categoria 1 ou 2. Embora a Flórida já tenha sido atingida por muitos furacões de categoria 2, esta pode ser a primeira vez que Orlando viu um de perto.

Os furacões são classificados em categorias de 1 a 5, com cada categoria representando um limite diferente de velocidade do vento.

Mesmo no nível mais baixo, um furacão de categoria 1 ainda pode atingir velocidades de vento de até 95 mph (150km/h). Isso aumenta para 110 mph (180km/h) quando a tempestade atinge a categoria 2.

Apenas quatro tempestades de categoria 5 já atingiram a Flórida na história do estado. Embora Milton tenha se fortalecido para uma tempestade de categoria 5 na segunda-feira (7), espera-se que enfraqueça para a categoria 3 quando chegar à área da Baía de Tampa.

À medida que Milton se dirige para o interior, a tempestade deve enfraquecer ainda mais para um furacão de categoria 2, embora ainda seja capaz de causar muita destruição.

De acordo com especialistas em clima, um furacão de categoria 1 pode causar grandes danos a arbustos, derrubar árvores, derrubar estruturas fracas e destruir casas móveis sem ancoragem.
Este tipo de furacão também pode fazer com que a tempestade suba os níveis de água de 1 a 1,5 metros, causando inundações em áreas baixas e ruas.

Mas, apesar de como possa soar, um furacão de categoria 2 não seria necessariamente duas vezes mais destrutivo que uma tempestade de categoria 1. Em vez disso, o aumento potencial de danos pode ser 20 vezes maior, relata a NOAA.

“Casas de madeira bem construídas podem sofrer grandes danos no telhado e no revestimento. Muitas árvores com raízes superficiais serão quebradas ou arrancadas e bloquearão inúmeras estradas. Espera-se perda de energia quase total com interrupções que podem durar de vários dias a semanas. (Furacão) Frances de 2004 era de categoria 2 quando atingiu o norte do Condado de Palm Beach, junto com pelo menos outros 10 furacões que atingiram o sul da Flórida desde 1894.” Divulgou o Serviço Nacional de Meteorologia.

Fonte: ClickOrlando