Chegando na reta final da temporada de furacões de 2024, que vai até o final de novembro, toda a atenção se volta para os trópicos.
A rápida organização dos últimos furacões, como Helene, Joyce, Kirk, Leslie e Milton, contaram com o conhecido fator ‘Oscilação Madden-Julian.’
A Oscilação Madden-Julian, ou “MJO”, é um aglomerado de clima perturbado e movimentos ascendentes que se move para o leste. À medida que essa vasta zona de movimentos ascendentes e tempestades se move para o leste, ela dá voltas ao redor do globo.
A MJO age como uma pá, pegando nuvens e qualquer umidade que ela traga ao longo de seu caminho até o ponto mais alto da atmosfera onde o clima é observado. Como resultado, especialmente durante a temporada de furacões, qualquer onda tropical fraca ou desleixada acaba recebendo um pequeno "empurrão", resultando no aumento do desenvolvimento de ciclones em todo o Caribe e no Atlântico.
Modelos de previsão de longo alcance sugerem que, provavelmente, receberemos o próximo retorno de MJO por volta do Halloween. Essa fase de atividade nos trópicos deve durar até meados de novembro, o que significa que tudo é possível em termos de uma ou duas tempestades nomeadas surgindo a qualquer momento.
Parece que o "ponto ideal" com a maior chance de produzir o próximo sistema nomeado será o Caribe central e ocidental. Devemos ver a maior concentração de movimentos ascendentes, reintrodução da umidade necessária para produzir tempestades, juntamente com uma redução no cisalhamento do vento que foi iniciado com o início da frente de outono nos EUA na semana passada.
Embora a confiança esteja crescendo, de que uma ou duas tempestades tropicais podem se desenvolver nas próximas semanas, é muito cedo para sugerir que a Flórida está em risco.
Os meteorologistas seguem observando a situação.
Fonte: Click Orlando