A tempestade tropical Oscar despejou chuvas pesadas no leste de Cuba na segunda-feira (21) após atingir a costa como um furacão de categoria 1 na ilha, que já sofria com uma enorme queda de energia.
Seus ventos máximos sustentados eram de 45 mph (75 km/h), enquanto Oscar se movia para oeste a 2 mph (4 km/h). A tempestade estava localizada a cerca de 5 milhas (10 quilômetros) a leste de Guantánamo, Cuba, informou o Centro Nacional de Furacões.
Até 14 polegadas (355mm) de chuva foram previstas no leste de Cuba, com quantidades isoladas de até 20 polegadas (508mm).
Oscar atingiu a costa na província oriental de Guantánamo, perto da cidade de Baracoa, na noite de domingo (20) com ventos de 75 mph (120 km/h). A tempestade também atingiu a costa no sábado em Great Inagua, nas Bahamas, onde os moradores foram evacuados depois que suas casas foram danificadas.
Chuva e inundações em áreas baixas foram relatadas nas províncias orientais de Cuba. A mídia cubana disse que ondas de 2 metros estavam atingindo a costa e que telhados e paredes em Baracoa foram danificados.
A tempestade deve emergir da costa norte de Cuba na segunda-feira à noite e se mover perto do sudeste e centro das Bahamas na terça-feira, disseram meteorologistas dos EUA.
Os modelos de previsão mostram a tempestade seguindo pelo Oceano Atlântico adentro nos próximos 2 dias, se afastando do continente americano e sem afetar diretamente a costa dos EUA.
Hurricane #Oscar heads for landfall over eastern Cuba ???????? pic.twitter.com/lOKbtQLZwB
— Zoom Earth (@zoom_earth) October 20, 2024
Fonte: Click Orlando; NHC