Milton seguiu atravessando o Golfo do México como um furacão de categoria 4 nesta quarta-feira (9), em direção à costa centro-oeste da Flórida, informou o Centro Nacional de Furacões. O furacão, que deve atingir a costa no final da noite, fez com que uma série de tornados começasse a varrer a península sul do estado.
Os serviços meteorológicos em Miami e Tampa Bay anunciaram alertas de tornados para várias cidades, somando-se aos alertas de furacões e tempestades já implementados em muitos desses mesmos lugares. Enquanto isso, ventos com força de tempestade tropical se agitaram ao largo da costa da Flórida, precedendo a chegada de Milton.
As velocidades dos ventos de Milton caíram moderadamente ao longo do dia. Os meteorologistas disseram que ventos de 145 mph (233 km/h) foram registrados por volta das 13h, com previsão de enfraquecimento adicional antes que o furacão atinja a costa. Ainda assim, Milton será extremamente perigoso, alertaram.
O Serviço Nacional de Meteorologia em Tampa Bay descreveu Milton como “uma tempestade histórica para a costa oeste da Flórida”, que pode ser a pior a atingir Tampa Bay em mais de um século. Embora Tampa, no início da semana, parecesse estar no caminho direto do furacão, a possibilidade de Milton atingir a cidade de frente parece menos provável. Ainda assim, a região está se preparando para o início de ventos fortes e possíveis inundações à medida que Milton se aproxima.
“Agora é a hora de se apressar para concluir todos os preparativos para proteger a vida e a propriedade de acordo com seu plano de emergência”, disse o centro de furacões na quarta-feira.
1PM EDT #Milton Position update: Tropical-storm-force winds are just offshore the west coast of Florida. Now is the time to stay inside and away from windows. For the latest information visit https://t.co/tW4KeGe9uJ pic.twitter.com/RfuLrfqxNh
— National Hurricane Center (@NHC_Atlantic) October 9, 2024
Fonte: CBS