Sudeste dos EUA em alerta com aproximação de Potencial Ciclone Tropical 9

O sudeste dos Estados Unidos está sob alerta de tempestades, com a emissão de alertas de furacão para partes da Costa do Golfo da Flórida

Por Lara Barth

Potencial Ciclone Tropical 9 deve se tornar furacão Helene ao longo da semana

Alertas de furacão foram emitidos para partes de Cuba e do México na segunda-feira (23), já que um grupo de tempestades ao sul das Ilhas Cayman deve se fortalecer enquanto se desloca para o norte, em direção aos Estados Unidos, segundo os meteorologistas.

A previsão é de que o distúrbio se torne o furacão Helene na quarta-feira (25), ao se aproximar da Costa do Golfo, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, em Miami.

“Ele certamente poderá se tornar um grande furacão, que é de categoria 3”, disse Brad Reinhart, especialista sênior em furacões do centro, em entrevista por telefone. “As pessoas em Florida Panhandle e na costa oeste da Flórida certamente precisam prestar muita atenção.”

O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência em 41 condados em preparação para a provável chegada do esperado furacão.

Reinhart disse que é muito cedo para prever onde o furacão pode atingir a costa. Ele alertou que “sempre há algum potencial” para que ele se fortaleça e se torne uma tempestade de categoria 4, mas disse que esse pode não ser o resultado mais provável.

Ele disse que o distúrbio pode se tornar uma tempestade tropical na terça-feira (24) e que as condições podem afetar partes da Flórida na quarta-feira (25), à medida que se aproxima. Ele pode se transformar em um grande furacão quando atingir a costa nordeste do Golfo na quinta-feira (26).

“É uma previsão bastante agressiva de intensificação nos próximos dias”, disse ele. “As pessoas precisam ficar em alerta máximo.”

“Embora seja muito cedo para definir o local exato e a magnitude dos impactos, o potencial de tempestades com risco de vida e ventos com força de furacão ao longo da costa de Florida Panhandle e da costa oeste da Flórida está aumentando”, disse o centro em um comunicado.

Também há previsão de chuvas fortes para o sudeste dos EUA a partir de quarta-feira (25), ameaçando inundações repentinas e fluviais, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica previu uma temporada de furacões no Atlântico acima da média este ano devido às temperaturas recordes do oceano. A previsão é de 17 a 25 tempestades nomeadas, com quatro a sete grandes furacões de categoria 3 ou superior.

Helene seria a oitava tempestade nomeada da temporada de furacões do Atlântico, que vai de 1º de junho a 30 de novembro.

Fonte: Local 10