Louisiana se prepara para a chegada do furacão Francine
Louisiana está se preparando para o furacão Francine à medida que a tempestade ganha força no Golfo do México, antes de atingir a costa.
A tempestade tropical Francine se transformou em um furacão de categoria 1 na terça-feira (10) e deve atingir a categoria 2 quando chegar à Louisiana, segundo o National Hurricane Center (NHC).
A Louisiana e o estado vizinho do Mississippi declararam estado de emergência em preparação para a chegada do furacão.
Os moradores do leste da Louisiana, do Mississippi, do sul do Alabama e do oeste da Flórida foram alertados sobre a possibilidade de uma tempestade com risco de morte e instruídos a concluir seus preparativos para o furacão até a noite de terça-feira (10).
O NHC alertou que o furacão deve provocar inundações urbanas e repentinas “consideráveis” em partes da Louisiana, inclusive em Nova Orleans.
Várias das paróquias costeiras do estado estão sob ordens de evacuação voluntária ou obrigatória. Algumas escolas e faculdades já fecharam, enquanto as empresas de petróleo e gás dos EUA no Golfo do México, incluindo a Exxon Mobil e a Shell, evacuaram a equipe e interromperam algumas operações.
A Louisiana marcou recentemente o 19º aniversário do furacão Katrina, que matou mais de 1.800 pessoas e causou uma devastação generalizada.
O Texas também está se preparando para a tempestade. O estado mobilizou recursos e enviou equipes de resgate aquático, e está preparado para pedir apoio à Guarda Nacional, se necessário. Na terça-feira (10), o governador Greg Abbott pediu aos moradores que prestassem atenção às orientações das autoridades locais, incluindo possíveis ordens de evacuação.
Embora se espere que o possível furacão atinja a Louisiana, Abbott alertou que “o caminho previsto para uma tempestade como essa nem sempre é verdadeiro”. “Precisamos estar preparados para a possibilidade de que as condições possam mudar”, disse ele.
O desenvolvimento do Francine ocorre após um agosto e início de setembro calmos durante a temporada de furacões do Atlântico, que normalmente dura até novembro. No início do verão, os especialistas previram uma temporada mais movimentada.
Os furacões são classificados em uma escala de um a cinco. As tempestades de categoria cinco são as mais destrutivas, com ventos de mais de 250 km/h (157 mph).
Houve 19 tempestades nomeadas na temporada de furacões do ano passado. Francine é a sexta tempestade nomeada de 2024.
Fonte: BBC