Potencial Ciclone Tropical 6 deve afetar EUA, dizem meteorologistas

Sistema tropical deve se fortalecer no Golfo e afetar partes do Texas e Louisiana

Por Lara Barth

NHC monitora três distúrbios tropicais

Um sistema tropical no sudoeste do Golfo do México deve se fortalecer esta semana, transformando-se em uma tempestade tropical e despejando fortes chuvas no México antes de chegar aos Estados Unidos como um possível furacão, informou o Serviço Nacional de Meteorologia no domingo (8).

Os meteorologistas disseram que ainda era muito cedo para identificar o rastro exato da tempestade e seus possíveis impactos, mas alertaram que a parte superior do litoral do Texas e da Louisiana podem sofrer ventos prejudiciais e ondas de tempestade a partir da noite de terça-feira (10).

O Centro Nacional de Furacões também está monitorando o Atlântico tropical central e o Atlântico tropical central oriental.

A área de baixa pressão no Atlântico tropical central, Invest 92L, deve se tornar uma depressão tropical nos próximos dias. Ela tem 60% de chance de se desenvolver durante a próxima semana.

A outra área, a oeste-sudoeste das Ilhas de Cabo Verde, também pode se tornar uma depressão tropical no final desta semana, à medida que se move para oeste-noroeste. Ela tem 60% de chance de se desenvolver nos próximos sete dias.

Esses novos distúrbios tropicais ocorrem após um agosto e um início de setembro excepcionalmente calmos na atual temporada de furacões do Atlântico, que vai até 30 de novembro.

Até o momento, foram cinco tempestades nomeadas nessa temporada de furacões, incluindo o furacão Beryl, que derrubou a energia de quase 3 milhões de residências e empresas no Texas - principalmente na área de Houston - em julho. Os especialistas previam uma das temporadas de furacões mais movimentadas já registradas no Atlântico.

No mês passado, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica atualizou suas perspectivas, mas ainda previu uma temporada de furacões no Atlântico altamente ativa. Os meteorologistas ajustaram o número de tempestades nomeadas esperadas de 17 a 25 para 17 a 24.

A próxima tempestade nomeada se chamará Francine.

Fonte: Local 10; News 6