Modelos de previsão de tempestades tropicais anunciam início ativo para setembro
Os modelos mostram dois distúrbios em desenvolvimento, incluindo uma ameaça crescente para o Caribe
Dois sistemas do Atlântico identificados no início da semana têm cada vez mais possibilidades para se desenvolverem na próxima semana, já que os modelos de previsão indicam um início ativo para o mês de setembro.
O Atlântico tropical viveu um breve período de calmaria desde a partida do furacão Ernesto há 9 dias, mas parece que, com a chegada do pico da temporada de furacões, as coisas irão mudar.
O primeiro sistema identificado é um distúrbio que está atualmente sobre o Atlântico central e inserido em uma ampla faixa de tempestades que se estende pelo Atlântico a partir da África, conhecida como calha das monções.
No final do fim de semana, espera-se que esse distúrbio se desloque para oeste na direção geral das ilhas mais orientais do Caribe. Os modelos indicam a possibilidade de um desenvolvimento lento a leste das ilhas, com a ameaça de uma tempestade tropical movendo-se por partes das Pequenas Antilhas em algum momento entre a próxima segunda-feira (02) e a terça-feira (03).
Dada a incerteza sobre onde o sistema tentará se formar, é muito cedo para especular sobre qualquer ameaça além do meio da próxima semana.
Uma outra onda tropical que está se deslocando da África para o Atlântico também promete se desenvolver na próxima semana.
Essa é a primeira onda tropical vigorosa a atingir o Atlântico ao sul das Ilhas de Cabo Verde em algum tempo e abaixo do ar mais seco e estável que está minando as ondas excepcionalmente posicionadas ao norte nas últimas semanas.
Como o distúrbio é grande, provavelmente levará tempo para se organizar e não chegará ao Atlântico central até o meio da próxima semana. Ainda não é possível prever sua trajetória além disso além disso.
Fonte: Local 10