Furacão Ernesto atinge Porto Rico e segue se intensificando
A tempestade pode criar perigosas correntes de retorno na costa norte-americana
A tempestade tropical Ernesto se tornou um furacão de categoria 1 na quarta-feira (14), causando intensas chuvas em Porto Rico e deixando milhares de pessoas sem energia elétrica. A previsão indica que Ernesto pode se intensificar para um furacão de Categoria 3 nos próximos dias, antes de enfraquecer ligeiramente para Categoria 2 ao se aproximar de Bermuda.
A força do furacão será alimentada pelo mar quente, consequência do aumento da temperatura global decorrente da poluição por combustíveis fósseis, e por ventos de nível superior que perturbam minimamente as tempestades. Ernesto terá impactos de amplo alcance no fim da semana, apesar de sua trajetória continuar através do Atlântico aberto.
A tempestade agitará mares a centenas de quilômetros de distância e poderá criar perigosas correntes de retorno na costa leste dos EUA, nas Bahamas e em partes do Caribe no início da próxima semana.
O furacão Ernesto é a quinta tempestade nomeada e o terceiro furacão da temporada atlântica deste ano, que já apresenta um número acima da média de tempestades, conforme previsão da NOAA.
Outras tempestades
Além de Ernesto, não há previsão de sistemas tropicais no Atlântico pelo menos até o início da próxima semana.Essa pequena pausa no desenvolvimento de novos fenômenos não durará muito.
As chances de outro furacão aumentarão novamente no final de agosto e persistirão pelo menos até o início de setembro, de acordo com o Climate Prediction Center.
De meados de agosto a meados de outubro é o período mais ativo da temporada de furacões, portanto, o aumento previsto certamente se confirma.No entanto, a atividade tropical no Atlântico já está se adiantando em relação à média.
Normalmente, a bacia não tem sua quinta tempestade nomeada até o final de agosto ou seu terceiro furacão até o início de setembro. Essas duas coisas já aconteceram no que se espera que seja uma temporada muito movimentada.
Fonte: CNN