Após Debby, novo distúrbio tropical se forma no Atlântico

Enquanto Debby ainda assola a costa sudeste, outro sistema chama atenção dos metereologistas

Por Lara Barth

Novo sistema se forma no Atlântico durante passagem de Debby pela costa sudeste

Enquanto a Tempestade Debby continua causando estragos pela costa sudeste americana, os olhos se viram novamente para o Atlântico que já começa a se movimentar novamente.

Espera-se que um distúrbio tropical que atravessa o leste do Atlântico se aproxime das ilhas mais ao leste do Caribe a partir do final da próxima segunda-feira até o meio da semana, onde é possível que haja desenvolvimento.

Na quinta-feira, o Centro Nacional de Furacões adicionou essa área de desenvolvimento potencial à sua perspectiva tropical.

A primeira preocupação é qualquer desenvolvimento que ocorra quando o sistema se aproximar das ilhas, especialmente das Grandes Antilhas, até o meio da semana. Depois dessa data, em uma configuração de direção que lembra a de Debby quando a tempestade se aproximou do sudeste das Bahamas na semana passada, devemos começar a ver uma curva para o norte à medida que uma corrente de jato se afasta da costa sudeste dos EUA.

A dúvida que fica é se ele se inclinará para o leste da Flórida ou se perderá a inclinação e deslizará para o oeste no próximo fim de semana. O consenso atual aponta para uma virada antes de chegar à Flórida, mas ainda é muito cedo para descartar qualquer possibilidade.

Especialistas seguem monitorando o distúrbio. O Centro Nacional de Furacões dá 30% de chances de escalação da situação para os próximos 7 dias.

 

Fonte: Local 10 News; NHC