Onda de tempestades tropicais no Atlântico se aproxima da Flórida
A Flórida continua monitorando o progresso do distúrbio tropical de nome Invest 97L em desenvolvimento no Atlântico que pode trazer grandes chuvas para a região.
O National Hurricane Center (NHC) afirmou em sua última atualização que não é provável que a tempestade se intensifique em sua passagem pelas Grandes Antilhas. No entanto, há chances de que possa se tornar uma depressão tropical ainda neste fim de semana ou no início da próxima semana, no leste do Golfo do México ou no extremo sudoeste do Oceano Atlântico, inclusive nas proximidades da Flórida.
“Há uma grande possibilidade disso trazer muita chuva para a Flórida Central", disse a meteorologista-chefe do NHC Candace Campos. “Mas estamos falando de um furacão sobre a Flórida? Isso é muito menos provável”.
As imagens de satélite mostram condições mais robustas se desenvolvendo de Porto Rico até o leste das Bahamas, à medida que perde poeira do Saara.
Desde o início da quinta-feira, muitos modelos de previsão que mantiveram a onda no Atlântico estão virando mais para oeste, aumentando as chances de um impacto maior na Flórida e Golfo do México. O fluxo de direção ao redor da onda tropical será fundamental para determinar para onde a onda tropical irá ao se aproximar da costa americana.
As previsões estão agora sugerindo que um distúrbio muito lento se aproximará da costa da Flórida no final deste fim de semana, trazendo chuvas tropicais por vários dias.
"Estamos falando de muita chuva em um curto período de tempo", disse a meteorologista-chefe Candace Campos.
Embora não seja um grande evento de vento, dias de chuva trazem suas próprias preocupações.
Há 30% de chance de desenvolvimento nas próximas 48 horas e 70% de chance de desenvolvimento nos próximos sete dias.
Se a onda se deslocar para o Golfo, a abundância de águas quentes poderá alimentar o desenvolvimento de uma depressão tropical ou tempestade no início da próxima semana. Se ela receber um nome, será Debby.
A temporada de furacões vai até novembro.
Veja aqui o que o NHC publicou sobre o distúrbio tropical na noite de quarta-feira:
"Uma onda tropical está produzindo uma grande área de chuvas esparsas e trovoadas desorganizadas sobre Porto Rico, Ilhas Virgens, Ilhas Leeward e as águas adjacentes do sudoeste do Atlântico e do nordeste do Mar do Caribe. O desenvolvimento desse sistema não está previsto para os próximos dias, enquanto ele se move oeste-noroeste sobre partes das Grandes Antilhas. No entanto,
condições ambientais deverão ser mais propícias ao desenvolvimento depois que a onda passar pelas Grandes Antilhas, e uma depressão tropical poderá se formar nesse fim de semana ou no início da próxima semana no leste do Golfo do México ou no extremo sudoeste do Oceano Atlântico, inclusive nas proximidades da Flórida. Interessados nas Grandes Antilhas, Bahamas e Flórida devem continuar monitorando o progresso desse sistema."
Fonte: News 6