Um condado inteiro da Carolina do Norte emitiu na segunda-feira uma ordem de evacuação obrigatória para toda a população. A medida foi adotada conforme o furacão Florence se fortaleceu para uma tempestade de categoria 4.
De acordo com o National Hurricane Center, Florence deve atingir a costa leste dos EUA entre quinta e sexta-feira. A previsão no momento é que atinja entre a Carolina do Norte e do Sul. Os ventos aumentaram para 130 mph nesta segunda-feira e deve chegar à costa como categoria 3 ou 4, de acordo com previsões.
Florence se fortalece e novos sistemas se formam no Atlântico
O governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, disse que pediu ao presidente Trump uma declaração de desastre federal antes da tempestade.
"Nós aqui na Carolina do Norte estamos nos preparando para um duro golpe", disse Cooper na segunda-feira. "Estamos levando o furacão Florence a sério."
Condado de Dare
Oficiais do condado de Dare ordenaram que todos deixassem Hatteras Island na segunda-feira. Moradores e visitantes em pontos turísticos populares, como Duck e Corolla, têm até terça-feira para deixar o local.
O condado de Dare tem uma população durante todo o ano de mais de 30 mil pessoas, mas essa população aumenta durante as estações turísticas. Não ficou imediatamente claro quantas pessoas estavam sendo evacuadas.
De acordo com o centro de furacões, os danos de uma tempestade categoria 4 são catastróficos. A maioria das árvores certamente serão arrancadas, derrubando assim postes de energia. Isso pode resultar em semanas ou até meses sem energia.
O centro de Florence estava previsto para varrer entre as Bermudas e as Bahamas na terça e quarta-feira antes de fazer seu ataque à costa dos EUA. Com informações do USA Today.
Relacionadas:
Furacão Florence: Carolina do Sul e Virgínia declaram emergência