Algumas igrejas brasileiras vão reabrir a partir do dia 26 no sul da Flórida

Denominações evangélicas retornam a partir do dia 31 de maio

Por

Reunião Grupos de Edificação: Maioria manteve os serviços online.

Várias igrejas brasileiras já estão preparadas para retomarem atividades, embora algumas denominações vão esperar um pouco mais e só devem retornar na segunda quinzena de junho. A reabertura foi autorizada mas templos, de qualquer denominação, terão que manter apenas parte da capacidade - entre 30% e 40%.

A partir de 26 de maio, terça-feira, pelo menos os católicos já voltarão às atividades seguindo determinações da arquidiocese de Miami. A informação foi confirmada à reportagem do Gazeta News pelo Padre Mateo Didone, que comanda Comunidade de Católicos Brasileiros na Florida, da Igreja St. Vincent de Margate.

Na terça e quinta-feira a igreja brasileira já retoma suas missas semanais, às 7h30 pm. Aos sábados e domingos as missas retornam ao normal também, às 7h30 no sábado e às 9am e 7 pm no domingo.

"Temos muitas regras a seguir, sobretudo a distância... Temos um pavilhão fora e pensamos em colocar cadeiras para dividir os fiéis... (membros) de família poderão ficar juntos", destacou Padre Mateo. Ele e dois outros padres realizam as missas em Margate, em Espanhol e português.

Igrejas evangélicas

retornam dia 31

Entre as denominações evangélicas, a primeira a retomar atividades será o Ministério Vida Com Vida, com culto presencial no dia 31 de maio. Localizado em Deerfield Beach, com mais de 250 congregantes, o ministério é liderado pelos pastores Marciano e Nilka Furlanetto e Marcio e Luciana Gama.

"Respeitaremos as orientações das autoridades com relação às medidas de reabertura - afastamento de 6 pés entre as cadeiras, famílias próximas, uso de máscara, sanitização do templo e outros serviços", declarou Pastor Marciano.

"Esse tempo de COVID-19 tem sido um tempo onde estamos afastados fisicamente, porém próximos espiritualmente. Temos entendido a importância da igreja nas casas (Atos 2:46-47)..."cada casa fazendo o papel de ser uma igreja, cada discípulo de cristo se tronado um sacerdote", destaca o pastor Furlanetto.

Durante a temporada de pandemia quase todas as igrejas usaram as plataformas sociais para manter atividades virtuais de eventos como Cultos online, GE's (Grupo de Edificação), GE's Jovens, Reunião dos homens, Reunião das mulheres, Pequenos Grupos, Reunião de oração e Encontro dos pastores, entre outros.

Escolas dominicais

Escolas dominicais seguem fechadas Nessa fase, somente atividades essenciais serão retomadas. Os cuidados extras com as crianças vai inviabilizar estudos bíblicos infantis em alguns templos, como na New Hope Church.

"Tivemos reunião como os pastores e de acordo com a Convenção Batista dos EUA, definimos nosso protocolo", destaca o Pastor Emanuel Carvalho. "A Escola Bíblica Dominical vai continuar fechada, porque é mais difícil controlar (o protocolo nas) crianças", acrescenta.

Quanto ao protocolo, a igreja deve dividir os fiéis em turnos. "Com certeza teremos que aumentar a quantidade de cultos para atender a todos", afirma pastor Emanuel, que destaca as regras de higienização, uso de máscara reforçado e outras atividades para se manter dentro das regras definidas pelo estado.

O pastor ainda não definiu uma data de retorno, mas acredita que deve acontecer na primeira quinzena de junho.