Um aluno de uma escola de ensino médio da Doral iniciou uma petição on-line em outubro que recebeu quase 185 mil assinaturas.
A causa? Ele pedia um dia de folga da escola depois do Halloween.
Depois que o pedido se tornou viral, incluindo a participação de alunos e pais em todo o estado, uma senadora estadual do condado de Miami-Dade apresentou um projeto de lei para manter as crianças sonolentas em casa em 1º de novembro depois de ficarem até tarde nas ruas no dia anterior.
O estudante da High School de Ronald Reagan, Nicolas Ayala, acha incrível a petição dele ter ajudado a inspirar a legislação estadual.
"Parece que as escolas e o governo não prestam realmente atenção ao corpo discente ou a qualquer coisa que queremos ou como achamos que eles deveriam melhorar os sistemas escolares", disse Ayala. "E eu acho super legal que isso tenha chegado tão longe".
A senadora democrata Annette Taddeo, que representa partes de Kendall e do sul de Miami-Dade, entrou com o SB 1462, que tornaria o dia seguinte ao Halloween um feriado escolar, a menos que caísse em um fim de semana.
"Como mãe, eu entendo totalmente", disse Taddeo.
Taddeo disse que estava respondendo aos pedidos das famílias de seu distrito, mas sabia que havia interesse em todo o estado. Após o último Halloween, dezenas de petições similares surgiram no Change.org, contando com estudantes em toda a Flórida e em todo o país, recebendo mais de um milhão de assinaturas.
"Foi viral", disse Taddeo.
Seu projeto precisaria liberar três comissões do Senado antes de ser votado no plenário. A sessão legislativa deste ano vai de 14 de janeiro até meados de março. Com informações do WLRN.