Brasileiras criam cartilha para ajudar mulheres em tratamento contra o câncer de mama
Cartilha reúne informações sobre hospitais, clínicas e grupos de apoio para quem enfrenta a doença na Flórida
O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres e a segunda causa mais comum de morte pela doença em mulheres, perdendo apenas para câncer de pulmão, informa o Departamento de Saúde da Flórida. A doença também acomete homens, mas em menor proporção.
Apesar do declínio de décadas na taxa de mortalidade por câncer de mama, as taxas de incidência da doença continuam aumentando. Essas tendências estão descritas em estatísticas do câncer de mama 2019-2020, a edição atualizada da American Cancer Society sobre o câncer de mama nos Estados Unidos.
Em 2019, aproximadamente 268.600 novos casos de câncer de mama invasivo serão diagnosticados entre mulheres americanas e 41.760 mulheres morrerão da doença, segundo a ACS.
Todas as informações
em uma cartilha
Onde procurar ajuda, como fazer, como iniciar o tratamento após um diagnóstico de câncer? Estas são as principais dúvidas e as respostas fazem toda a diferença. Por isso, pensando em amenizar essa falta de informações, a Associação das Mulheres Empreendedoras (AME) está lançando uma cartilha online que reúne informações essenciais para auxiliar brasileiras que moram no sul da Flórida e enfrentam a doença.
Idealizada há pouco mais de um ano pela presidente e fundadora da AME, Lilian Mageski, e com lançamento previsto para o dia 23 de outubro no sul da Flórida e 29 de outubro em Boston (MA), a cartilha conta com informações relevantes dadas por brasileiras que já enfrentaram a doença e realizaram o tratamento na região, além de informações de órgãos e entidades governamentais. O projeto tem parcerias com grupos locais e com o Consulado Geral do Brasil em Miami.
De ONG's e hospitais que disponibilizam auxílio para o tratamento do câncer, passando por transporte para sessões de quimioterapia, apoio psicológico e financeiro, seguro de saúde - todas essas informações serão agora mais fáceis de serem encontradas.
Com informações de brasileiras que já passaram ou estão passando pelo tratamento, a cartilha reúne dicas sobre hospitais, clínicas e solicitações de exames.