Flórida será a última chance para Marco Rubio permanecer na disputa pela Casa Branca

Por Gazeta News

rubio2

A Flórida agora está no alvo dos candidatos à Casa Branca: entre os republicanos, Marco Rubio tem em jogo sua permanência na disputa eleitoral contra Donald Trump, enquanto a democrata Hillary Clinton busca um avanço definitivo rumo às presidenciais de novembro.

As primárias da Flórida em 15 de março podem ser decisivas sobretudo para os aspirantes republicanos, já que este será o primeiro estado que concederá todos os seus delegados (99) ao vencedor, diferentemente da divisão proporcional dos estados que já se pronunciaram.

Uma derrota de Marco Rubio, de 44 anos, senador pela Flórida nascido em Miami, filho de pais cubanos e que teve grande parte de sua ascensão política meteórica nesse estado, seria um tropeço do qual seria quase impossível se recuperar, sustentam analistas.

Para Trump, a Flórida também é um estado forte, já que ele reside em Palm Beach parte do ano. Ambos os candidatos têm trocado ataques em campanha e Trump chegou a sugerir que Rubio saísse da corrida pela nomeação republicana no sábado, dia 5, quando fez seu discurso após ganhar em dois estados no “Super Saturday”.

As pesquisas não preveem boas notícias para Rubio: com 27%, está muito atrás do magnata Donald Trump, com 43% no estado, embora à frente do senador ultraconservador Ted Cruz (13,5%) e do governador de Ohio, John Kasich (8,8%), segundo uma média das pesquisas do site RealClearPolitics.com.

Sanders ganha forças com vitória em Michigan

A vitória do democrata Bernie Sanders em Michigan na primária do dia 8, em Michigan, deu força à campanha do senador e mostrou que ele permanece na disputa pela indicação do partido. Ele conquistou 50% dos votos contra 48% de Hillary Clinton, enquanto as pesquisas indicavam que sua principal rival ganharia com 20 pontos de diferença. Mas no Mississippi, a ex-secretária de Estado venceu com uma ampla margem: 83% contra 16%.

Em breve declaração aos seus seguidores, Sanders disse que sua campanha teve uma “noite fantástica” em Michigan, reduto tradicional da indústria automobilística americana no Norte do país.

O desempenho do senador é visto como uma prova que seu discurso contra o poder do dinheiro nas campanhas eleitorais foi aprovado pelos eleitores no estado. Também é uma mostra de que ele conseguiu o apoio dos poderosos sindicatos locais, insatisfeitos com os acordos comerciais que têm prejudicado o setor e levado a uma onda de demissões. Durante os seus comícios, Sanders declarou que está lutando para que centenas de milhares de novos postos de trabalho não sejam perdidos e argumentando que as propostas de Hillary falham nesse sentido.

Até o momento, Hillary continua na liderança, com 13 estados vencidos e mantém vantagem sobre Sanders, que venceu em nove estados.

Donald Trump segue na liderança republicana

Donald Trump consolida sua liderança na disputa pela indicação republicana para a Casa Branca. Em Michigan, Trump venceu com 37% dos votos republicanos nas primárias do dia 8, no Mississipi, com 47% e no Havaí, com 42%.

Ted Cruz, que está em segundo lugar nas disputas, já ganhou sete estados até agora. Rubio ganhou somente em Porto Rico e Minnesotta até o momento, com apenas 149 delegados.