Residentes da Flórida terão dificuldades em encontrar médicos especialistas nos próximos 10 anos, diz um novo estudo. O estado está se deparando com uma crítica escassez de médicos especialistas treinados – a não ser que mais treinamentos médicos sejam criados.
Essa falta deverá chegar a 7 mil especialistas em todo o estado até 2025, de acordo com o estudo realizado pelo Teaching Hospital Council of Florida e o Safety Net Hospital Alliance da Florida, uma associação de 14 hospitais que provêm treinamento especializado para futuros médicos.
A falta de médicos abrange 19 especialidades, como psiquiatria, cirurgião geral, reumatologia e cirurgia torácica, de acordo com o estudo.
“Nós precisamos aumentar a formação e recrutamento de bons prestadores de cuidados de saúde”, disse Dr. Nabil El Sanadi, presidente e CEO do Broward Heath.
A Flórida está entre os estados que tem menor proporção de médicos residentes em relação à população. Para melhorar essa proporção, é necessário criar aproximadamente 1.360 vagas de residência por ano para os próximos 10 anos, de acordo com o estudo, que analisou o número atual do estado de médicos, sua crescente população e os programas de residência agora oferecidos na Flórida.
O estado abriu recentemente novas escolas médicas em diversas universidades do Estado, incluindo a Florida International, Florida Atlantic e Florida State. Mas o número de residências para treinar seus diplomados não acompanhou o crescimento dos cursos de medicina.
Entre os programas de residência a caminho, o Broward Health está planejando fazer uma parceria com a FIU. No próximo verão, o Holy Cross Hospital, em Fort Lauderdale, fará uma parceria com a escola de medicina da Universidade de Miami. Outros projetos estão em andamento com a Cleveland Clinic e o Memorial Health Care System.