Flórida tem 16 casos de zika confirmados
No dia 3, o governador Rick Scott emitiu uma ordem executiva declarando emergência de saúde pública para os condados cujos residentes foram afetados pela infecção. Os condados são: Broward (dois casos), Hillsborough (três casos), Lee (dois casos), Miami-Dade (seis casos), Osceola (um caso), Santa Rosa (um caso) e St. Johns (um caso).
A declaração quer dizer que os departamentos de saúde, governamentais e de turismo devem criar e executar um plano de ação para proteger residentes e prevenir o contágio do vírus nesses locais.
Em um comunicado na semana passada, Scott pediu que os Centers for Disease Control and Prevention mandem pelo menos mais mil kits de teste do zika, já que o estado só tinha 475. Ele disse que quer que o CDC treine funcionários de hospitais para diagnosticar e tratar pacientes propriamente.
“Com mais de 20 milhões de residentes e 100 milhões de turistas, precisamos ficar à frente da possível epidemia de zika no estado e devemos tomar ações imediatas para ter certeza que a Flórida está preparada”, disse Scott.
Autoridades do controle de mosquitos alertam para pessoas usarem blusas de manga comprida e calças, telas de proteção contra mosquitos e ar condicionado, repelente e pede que residentes esvaziem vasos e locais onde a água fica parada.
Áreas de condados com casos confirmados devem passar pelo programa de spray de inseticidas do estado, já que um paciente infectado poderia espalhar o vírus para os mosquitos Aedes caso sejam picados.
O estado nunca foi infectado nem pela dengue e nem pelo chikungunya, disseram oficiais de saúde. Fonte: Sun Sentinel e Miami Herald.