O Florida Department of Transportation (Departamento de Transportes da Flórida) planeja reduzir os limites de velocidade de uma média de 45 mph para 25 mph em algumas estradas, como parte de um plano ambicioso para tornar as estradas e rodovias do estado mais seguras para as pessoas que andam a pé eou de bicicletas.
A iniciativa faz parte do projeto "Complete Streets" adotado pelo FDOT em 2014 e adaptado individualmente por alguns condados e cidades. Ainda não foram definidas quais estradas serão afetadas pela mudança que deve ser implantada em alguns anos.
A velocidade é vista como uma das principais causas de mortes e ferimentos graves de pedestres. De acordo com um estudo nacional da AAA Foundation for Traffic Safety (Fundação para a Segurança do Tráfego) 90% dos pedestres atingidos por um carro na velocidade de 60 mph morreram, 50% morreram quando atropelados por um carro com velocidade de 40 mph, e apenas 10% morreram quando atingidos por carros a cerca de 25 mph.
Se você dobrar a velocidade de um carro, você aumenta sua força de impacto quatro vezes. Se você triplicar a velocidade, o impacto é nove vezes maior, de acordo com o Florida Drivers Handbook.
Em um esforço semelhante, Fort Lauderdale foi a primeira cidade da Flórida a se juntar ao plano Vision Zero nacional, que também emprega melhorias como pistas de bicicleta e calçadas mais largas.
Só neste ano, até o final de julho, a polícia de Fort Lauderdale informou que 106 pedestres foram atingidos por veículos, com oito mortes. Foram ocorridas setenta colisões de bicicletas, mas ninguém morreu, de acordo com o Florida’s Integrated Report Exchange System (Sistema de Intercâmbio Integrado de Relatórios da Flórida), um banco de dados de estatísticas de acidentes.
Desde 1996, o Legislativo da Flórida autorizou limites de velocidade de 70 mph em Interstates, 65 mph em rotas separadas de quatro pistas fora das áreas urbanas e de 55 a 60 mph em estradas estatais mais estreitas, como estradas rurais individuais de duas pistas. Os limites de velocidade na maioria das ruas comerciais e residenciais são de 30 mph, já as áreas escolares são de 15 a 20 mph.
Uma proposta para aumentar os limites de velocidade interestadual para 75 mph foi vetado pelo governador Rick Scott em 2014.
Além da redução de velocidade, as mudanças incluem estreitar algumas ruas, melhorar as conexões de trânsito e adicionar pistas para ciclistas, círculos de trânsito, calçadas e obstáculos mais amplos para impedir a travessia fora das faixas.
Com informações do Sun Sentinel.