Orlando – novo Vale do Silício
Em todo o estado, o setor tecnológico está se expandindo. Na Flórida Central, as maiores empresas de tecnologia estão nos condados de Brevard, Lake, Orange, Osceola, Seminole e Volusia, segundo levantamento do Orlando Business Journal, e a tendência é de crescimento ainda maior com o BRIDG - um consórcio privado, sem fins lucrativos, que inclui membros do conselho da University of Central Florida, do Condado de Osceola, do High Tech Corridor e outros, que opera uma indústria que trabalha com tecnologia de última geração na área térmica perto de Kissimmee, em uma nova comunidade chamada NeoCity. O paraibano José Wilker Araujo, 41 anos, é consultor de tecnologia e negócios digitais e CEO do 6PS Group em Orlando. Com mais de 20 anos de experiência de empreendedorismo na área tecnológica, teve um dos seus projetos, uma startup (hackhands.com), adquirido por uma empresa americana, que hoje se prepara para uma IPO e há quase três anos Araújo se mudou com a família para a Flórida. “Tenho acompanhado o crescente mercado de tecnologia na Flórida, que hoje se destaca em 4º lugar no ranking dos estados em crescimento no setor tecnológico. Orlando, por exemplo, tem se mostrado uma alternativa aos grandes centros de TI, seguindo o exemplo do próprio Vale do Silício, na Califórnia. O incentivo do governo local e o apoio de conceituadas universidades como UCF e Full Sail contribuem de forma atrativa para esse crescimento exponencial”, salienta.Para o consultor, a dinâmica expansão das indústrias de tecnologia em Orlando tem impulsionado uma economia inovadora. “O fato de Orlando ter sido escolhida como sede para os principais encontros e conferências das comunidades de tecnologia e negócios digitais de 2018 como o OrlandoiX, Florida Simulation Summit, Indie Galactic Space Jam, Innovation Academy and Innovate Orlando, por exemplo, irão discutir ideias, reunir as mais diversas indústrias do setor e inspirar inovações futuras. Com tudo isso acontecendo, e com a crescente imigração de brasileiros que hoje procuram o estado da Flórida para empreender, vejo uma grande e promissora janela de oportunidade. Oportunidade não só para empreendedores, mas também para investidores, encubadoras, startups, desenvolvedores e demais profissionais da área tecnológica”, destaca.
Sul da Flórida -Taxa de contratação mais alta em 16 anos
Seguindo a tendência, no sul do estado, a área tecnológica do tri-condado (Miami-Dade, Broward e West Palm Beach) também está em expansão. A taxa de contratação pelos empregadores de tecnologia do sul da Flórida é a mais alta em 16 anos,de acordo com um relatório anual da empresa de recrutamento ProTech, com base em Fort Lauderdale. Foram entrevistados 1.100 executivos de tecnologia e mais de 24.000 profissionais de Information technology (IT) no sul da Flórida. Dos empregadores de tecnologia entrevistados na região do tri-condado, 67% percebem que a economia está se fortalecendo acima dos 50% do ano passado. O relatório aponta que 69% dos entrevistados planejam aumentar a equipe de tecnologia em 2018, em comparação com 64% em 2017. Entretanto, o aumento salarial médio de profissionais de IT em 2017 foi 4% - o mesmo que em 2016 e menor que de 2013 a 2015, quando os aumentos salariais foram 5% e 6%. Os salários de técnicos do sul da Flórida variam de US $ 62.000 por ano para um especialista em suporte técnico a US $ 175.000 por ano para liderança de IT, de acordo com a pesquisa.Lytron Marketing Agency
Fundada e liderada por brasileiros, a Lytron Marketing Agency existe há 17 anos na Flórida e possui hoje filiais no Havaí e no Brasil. “A princípio era uma empresa de design gráfico e web design, mas em 2008, com o surgimento do Google e o marketing digital, nós fomos ampliando os serviços oferecidos devido a alta demanda de nossos clientes”, diz a analista de mídia digital Mariana Barbosa, que conta como o mercado de tecnologia digital em expansão ajuda pequenas empresas a conquistarem espaço no mercado. “A tecnologia tem permitido pequenos negócios a concorrerem com empresas maiores usando ferramentas de marketing econômicas, que produzem um alto Retorno do Investimento (ROI). Resultados podem ser mensurados através de softwares de gestão de leads, de forma instantânea e acurada e a um custo bem reduzido. Vemos pequenas empresas que abriram há dois anos conseguindo deslanchar no mercado sem investimentos astronômicos, apenas usando armas digitais”, explica. Para Barbosa, o empresário da Flórida está “antenado” quanto à tecnologia e isso faz com que a demanda aumente, o número de empresas no setor cresça e consequentemente crie novas oportunidades de emprego. “A tecnologia permite que muitos trabalhem remotamente. Por exemplo, quando preciso, as reuniões são através de vídeoconferência e isso nos ajuda a economizar com custos mínimos, mas que oneram no fim do ano, como gasolina, milhagem, almoços, jantares, etc. Os custos de locomoção são inexistentes e o benefício é um serviço rápido e satisfatório”, conclui.