Fim de janeiro chegando, e as contas também...

Por Claudia Fehribach

conta

Final de janeiro está chegando, e com ele chegam as faturas dos excessos cometidos durante a temporada de festas.

A fatura de seu cartão parece descomunal. E agora? Colocando ordem no pesadelo: A primeira coisa a fazer é o que muita gente tem o maior medo, mas que é extremamente necessário; vamos fazer um apanhado real do estrago.

Separe todas as suas faturas e coloque em um papel (sim, eu sei que muitas coisas se fazem online hoje em dia), mas para que o seu cérebro entenda e visualize bem o tamanho do problema, vamos colocar tudo no papel. Anote cada fatura, com o valor mínimo, taxa de juros e vencimento.

Agora que você já se recuperou do susto, vamos nos organizar e ver o que é possível de ser feito para amenizar o problema.

Existem basicamente dois cenários. Número 1: você sempre se controlou bem, então este deslize de fim de ano não vai ser difícil de contornar.

A coluna desta semana é específica para o segundo cenário: você já estava com bastante dívidas no cartão, mas ainda tinha um bom balanço no seu limite. Então, você gastou e, provavelmente, agora não vai conseguir pagar mais do que o mínimo dos seus cartões. Este é o verdadeiro perigo. Uma vez fadado a pagar somente o mínimo, você estará pagando uma parcela ínfima da dívida, e muito da taxa de juros. Quando se chega a este ponto, é importante uma análise para que se possa tomar a melhor decisão.

Se você está pagando o mínimo, mas sabe que será por apenas 2 ou 3 meses, tudo bem, continue assim, mas realmente comece a pagar pelo menos o dobro do mínimo o mais cedo possível.

Agora, se você está nessa e não tem previsão de quando vai ter condições de pagar mais, está na hora de colocar um fim a este pesadelo. E o nome da ferramenta que vai te ajudar é consolidação de cartão de crédito.

Com este programa, você faz um pagamento mensal para todos os cartões afiliados ao programa; seus juros ficarão entre 0% e 8%. Com isto, você terá condições de pagar a sua dívida mais rápido e com menos dinheiro.

Deixa eu colocar aqui o exemplo real de uma cliente: ela me procurou com mais de $15 mil dólares em dívidas e com uma média de juros em torno de 22%. Estava pagando $539 por mês em MÍNIMO pagamento. Neste passo, ela iria demorar 18 anos para pagar a dívida completamente.

Após se afiliar ao programa, nós fomos capazes de reduzir os juros dela em torno de 5,3% e o mínino pagamento ficou em $232. Com o programa, ela vai terminar de pagar esta dívida em apenas 5 anos! Uma economia de quase $8 mil dólares em juros no processo.

Este programa não afeta negativamente a sua pontuação de crédito, muito pelo contrário. Ao final do programa, a sua pontuação irá subir, pois você pagou suas dívidas em tempo, sem atrasos. Os cartões colocados no programa tem suas contas fechadas, obviamente, uma vez que os credores aceitaram reduzir as taxas de juros para que você consiga sair do buraco. A última coisa que eles querem é que você continue a gastar. No termino do programa, você pode pedir para reabrir as contas; o que alguns farão sem problemas, enquanto outros, não... Mas, o fato é que sua pontuação de crédito estará tão boa, que você vai poder abrir qualquer outro cartão de sua preferência.

O momento de agir é agora. Não espere o problema virar uma bola de neve. Me ligue diretamente no telefone (561) 472-8013 para maiores explicações sobre o programa. Boa semana para todos!