Muitas vezes, literalmente, ando pra cá, ando pra lá, quando faço minhas caminhadas, e não consigo achar algo brasileiro bem montado aqui em Aventura. Pode ser que não conheça tudo, óbvio, mas o que conheço é feito de qualquer jeito.
Por que falo isso? Bem, morando aqui há dois anos, aprendi a gostar daquele café horroroso, o tal American Coffee. É de fato uma porcaria, mas me acostumei, fazer o quê? E o lugar que mais gosto de tomar esse café é na Estância Argentina, um misto de cafeteria, doceria, restaurante, rotisserie e mercadinho que há aqui na Biscayne. Pois é, os caras são tudo isso e ainda o fazem com qualidade de atendimento e excelentes preços. Não há nada parecido feito por brasileiros nessa região. Há até muitos negócios tocados por nossos conterrâneos por aqui, mas nada de bom gosto ou com cara de sofisticado, o que, convenhamos, sempre faz bem aos olhos.
O feio e o bonito custam quase a mesma coisa, mas poucos são os que têm bom gosto e criatividade para fazer o business parecer bonito. Por que será?
Tenho uma teoria: A Cultura do Botequim ou Boteco, depende de como se fala em sua região. Essa “cultura”, em minha opinião, nada mais é do que transformar todos os tipos de comércio em algo parecido com um boteco daqueles antigos, não os glamourosos, falo daqueles bares de esquina safados, que são sujos e feios.
Conheço todo tipo de comércio que tem essa cara. Lá no Brasil, meu escritório ficava no mal cuidado centro de São Paulo, ou seja, já vi coisas que até o diabo duvidaria. Há cabeleireiros, bares, cafés, restaurantes, lojas de conveniência, mercadinhos, enfim, há de tudo. Todos com uma coisa em comum: têm cara de coisa ruim, de produtos ou serviços de má qualidade. O aspecto de um negócio é mega importante.
Achei que aqui, nos EUA, fosse encontrar pequenos comércios de brasileiros mais bem elaborados, algo melhor pensado como os fazem grandes restaurantes. Nada disso, alguns comércios que já estão aqui há tempos, trouxeram na mala essa Cultura do Boteco. Uma pena.
Felizmente, há bons exemplos que poderiam ser copiados. Fui dia desses ao Aero Juice, um lugar charmoso que vende comida e sucos saudáveis. Adorei. Limpo, bonito, colorido, bem pensado e com ótimos produtos e atendimento. Vale a pena conferir. Parece que já inauguraram ou estão para abrir a segunda loja e nem faz tanto tempo assim que abriram a primeira, em Deerfield Beach.
Acho que dá para fazer bem feito, mesmo sem grandes investimentos. E, claro, há que se investir em atendimento. Lá no argentino que mencionei, absolutamente todos os funcionários são impecavelmente educados.
Gosto de dar nomes aos bois porque o que é bom tem que ser divulgado. Seus empreendedores, que aliás, nem conheço, merecem o reconhecimento.
Já o que é ruim, não falo os nomes porque não frequento seus “botecos” sem graça.