Em operação de 4 dias por todo o país, o FBI resgatou 84 crianças que eram sexualmente exploradas e prendeu pelo menos 120 traficantes, alguns estrangeiros, como parte da Operação Cross Country, realizada neste mês de outubro.
De acordo com comunicado do FBI, as vítimas resgatadas incluem uma menina de 3 meses de idade e sua irmã de 5 anos em Denver. Ambas estavam sendo negociadas por um amigo da família a um oficial disfarçado da força-tarefa secreta por sexo em troca de US $ 600 dólares.
"O tráfico sexual infantil está acontecendo em todas as comunidades em toda a América", disse John Clark, CEO do National Center for Missing and Exploited Children (Centro Nacional de Crianças Desaparecidas e Exploradas). "Estamos trabalhando para combater este problema todos os dias", explicou, acrescentando que o NCMEC está “orgulhoso” de trabalhar com o FBI.
"Nós no FBI não temos uma missão maior do que proteger os filhos de nossa nação de perigos", disse o diretor do FBI, Christopher Wray. "Infelizmente, o número de traficantes presos - e o número de crianças recuperadas - reforça por que precisamos continuar a fazer este importante trabalho".
Todos os menores resgatados receberam serviços por especialistas que fazem parte da Divisão de Serviços às Vítimas do FBI ou membros de outras agências locais e estaduais de aplicação da lei. Mais de 100 vítimas receberam apoio psicológico e de recursos materiais no local para necessidades básicas, como alimentos, roupas, abrigo e atendimento médico.
A operação terminou no dia 15 de outubro, durou quatro dias e envolveu 55 escritórios do FBI e 78 forças-tarefa de exploração infantil lideradas pelo FBI, além de 500 agências e departamentos policiais. As operações planejadas consistiram de buscas em hotéis, cassinos, paradas de caminhões e através de redes sociais.
Esta foi a 11ª “fase” da Operação Cross Country que já se expandiu para além dos Estados Unidos, e é realizada também no Canadá, Reino Unido, Camboja, Filipinas e Tailândia com operações similares.
Mais de 6.500 crianças já foram tiradas do tráfico sexual por meio da Operation Cross Country que existe desde 2003.