Extradição de 'El Chapo' aos EUA demorará ao menos um ano

Por Gazeta News

el chapo revista

A extradição do narcotraficante mexicano Joaquín 'El Chapo' Guzmán, líder do Cartel de Sinaloa, aos Estados Unidos, pode levar um ano. No entanto, dependendo das estratégias adotadas por seus advogados, esse tempo pode passar para quatro ou seis anos, segundo o Ministério Público Federal do México.

O traficante mais procurado por México e EUA, que fugiu da prisão em julho, foi recapturado, conforme anúncio feito pelo presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, através de sua conta no Twitter, no dia 8. "Missão cumprida: nós o temos. Quero informar aos mexicanos que Joaquín Guzman Loera foi detido", diz a mensagem do mandatário.

O processo de extradição de El Chapo teve início no domingo, 10. O presidente Enrique Peña Nieto havia se negado a extraditar Guzmán antes de sua fuga, mas mudou de parecer após sua recaptura.

Polêmica envolvendo atores

De acordo com informações da revista “Rolling Stone”, El Chapo reuniu-se com o ator americano Sean Penn meses antes da captura.

Em um artigo publicado pela revista no último dia 9, de autoria de Penn, o ator descreve as medidas complicadas que ele tomou para encontrar o traficante. Eles discutiram temas que vão desde o tráfico de drogas e a política do Oriente Médio.

O ator e o traficante tiveram um encontro pessoal em outubro do ano passado, em uma região de selva do México, em reunião na qual estava também presente a atriz mexicana Kate del Castillo.

Embora tivessem marcado para que depois dessa primeira conversa seguisse uma entrevista formal oito dias depois, esse segundo encontro nunca aconteceu, embora "El Chapo" tenha enviado a Penn uma gravação de vídeo com as perguntas que lhe tinha mandado.

A revista dá a seguinte manchete "El Chapo speaks" (El Chapo fala) e relata "a visita secreta ao homem mais procurado no mundo". Resume as negociações que fez para se encontrar com o traficante, usando entre outras pessoas contatos da atriz mexicana, e conta detalhes sobre a vida do chefe do Cartel de Sinaloa.

O encontro tinha como propósito fazer só a entrevista para a "Rolling Stone", mas Sean Penn falou que "El Chapo" tinha expressado interesse em que se fizesse um filme sobre sua vida.

Fonte: Ap e EFE.