Experts dão dicas de como ingressar em universidades americanas

Por Gazeta News

Sarah e Carter Reese na formatura da filha.

Entrar em uma universidade americana não é fácil. Além dos testes exigidos, navegar por todo um sistema novo, que vai desde escolha da carreira, da universidade e até a parte financeira, pode ser confuso e levar tempo. É por isso que os fundadores do Informed Educational Solutions aconselham que interessados devem começar a pensar na universidade cedo.

Depois de anos de experiência no setor de educação e na colocação de alunos de mais de 25 países em importantes universidades dos Estados Unidos, Sarah e Carter Reese fundaram o IES, um serviço de assessoria a alunos - e pais - encarando o desafio de uma boa colocação.

Pais de gêmeos, Sarah e Carter também sentiram na pele todo o processo para que os dois filhos fossem admitidos em universidades.

Eles relatam que já trabalharam com muitos alunos brasileiros, tanto vindo do Brasil como que vivem nos EUA. “Sabemos que existem muitas famílias brasileiras vivendo nos EUA, para os quais o sistema educacional é desconhecido. Nós guiamos essas famílias por um processo complicado até que esses alunos consigam uma boa colocação”, explicou Sarah. “Nós dois temos ampla experiência no campo da educação e somos familiarizados com universidades competitivas, alunos com necessidades especiais, transferência de uma universidade para outra, etc”.

Com base na Pensilvânia, o IES trabalha na Flórida durante os meses de janeiro e fevereiro, atendendo alunos pessoalmente ou mesmo por Skype, Facetime ou telefone.

Um dos primeiros passos oferecidos é um questionário para que o aluno saiba em que ponto está para admissão em uma faculdade – e em qual faculdade. O formulário on-line pode dar uma ideia dos pontos fortes e fracos do aluno para poderem planejar os próximos passos. O serviço é cobrado, mas caso o aluno resolva prosseguir com os serviços do IES, o valor é deduzido do total.

Depois, as famílias terão acesso ao GuidedPath, um software de admissão a universidades com acesso a testes, proficiência de língua, históricos acadêmicos, interesses, prazos importantes, metas de carreira para, então, traçarem uma lista de faculdades a serem consideradas.

“Caso o aluno precise fazer algum tipo de teste, como SAT, ACT, TOEFL, entre outros, nós o guiamos em relação a datas, registro e a preparação necessária. Trabalhamos com cada aluno até que ele consiga ser aceito. Para aqueles que precisam de qualquer ajuda com o visto, nós ajudamos também”, explicou Sarah.

O IES já conseguiu a colocação de alunos em dezenas de faculdades americanas em vários estados, incluindo a Cornell University, Florida International University, Georgetown University, Syracuse University, University of Florida, University of Miami e Yale University.

10 dicas do IES para alunos de High School

1 - Comece a pensar na faculdade cedo; 2 - A leitura em inglês para entretenimento é a melhor forma de se preparar para o teste de leitura SAT. 3 - Nunca é muito cedo para visitar faculdades: registre-se com antecedência on-line; 4 - Veja a sua pontuação no PSAT (SAT preliminar) e PLAN (ACT preliminar) no 10º ano, assim você pode ver qual teste você prefere; 5 - Desenvolva pelo menos um interesse extracurricular, seja em esportes, música, drama, artes, jornalismo, etc. 6 - Vá atrás desse interesse ao longo do high school e quando tiver tempo livre; 7 – Faça coisas interessantes (projetos, viagens, trabalhos) no verão, não fique apenas deitado na praia; 8 – Trabalhe duro na escola, em todas as matérias e todos os dias. Seu GPA é a sua base. 9 – Não deixe que problemas financeiros parem você: muitas faculdades têm bolsas generosas; 10 – Se leve a sério, você é o que você tem. Serviço Informed Educational Solutions, serviço de assessoria para a colocação em faculdades. Tel: (610)781-4699; e-mail: reese.sarahc@gmail.com  Site: Informededucationalsolutions.com