Temporada de gripe: este ano os sintomas incluem fadiga e problemas estomacais

País registrou 2.900 mortes atribuídas à gripe e 55 mil internações

Por

Temporada de gripe 2019-2020 pode ser uma das piores da história.

A temporada de gripe atingiu bastante o sul da Flórida, causando febre típica, dores musculares e tosse prolongada. Mas este ano também inclui um sintoma diferente: fadiga severa. "As pessoas sentem que foram atropeladas por um ônibus", disse Clara St. Thomas, enfermeira da Clínica Minute CVS em Miramar. "Eles estão se arrastando e dizendo que nunca se sentiram assim antes".

Autoridades de saúde alertaram que a temporada de gripe 2019-2020 pode ser uma das piores da história, embora tenda a atingir o pico em fevereiro. No sul da Flórida, os médicos relatam que não estão apenas tratando da gripe, mas também estão enviando pessoas ao hospital com complicações como pneumonia.

A gripe tipo A é a mais comum no início da temporada. Mas este ano, o CDC está relatando a gripe do tipo B como sendo mais frequente. A gripe Tipo B - mais especificamente, a cepa Victoria Tipo B - apresenta sintomas que incluem problemas estomacais, como vômitos e diarréia.

"Esta temporada de gripe começou um pouco mais cedo do que o habitual", disse Shari B. Rosenbaum, uma médica afiliada ao MDVIP em Boca Raton.

Rosenbaum disse que se você começar a sentir sintomas como febre, tosse, dor de cabeça e dor no corpo, vá ao médico rapidamente para fazer o teste da gripe. Prescrição de medicamentos antivirais pode reduzir a duração de sua doença, mas você precisa ser diagnosticado nas primeiras 24 a 48 horas após o início da gripe, para que os medicamentos sejam eficazes.

Mortes

Até agora, as mortes de 27 crianças foram ligadas à gripe. Três dessas mortes ocorreram na Flórida e as crianças não receberam a vacina contra a gripe, segundo o Departamento de Saúde da Flórida. O estado não identifica o município de residência para proteger a privacidade das famílias.

Em todo o país, 2.900 mortes foram atribuídas à gripe e cerca de 55 mil pessoas foram hospitalizadas. O CDC relata que a atividade da gripe tem aumentado nas últimas oito semanas.

Idosos e crianças tiveram a maior taxa de hospitalizações até agora, segundo o CDC.

A vacina contra a gripe é recomendada para pessoas com seis meses ou mais.

Com informações do Sun Sentinel.