Irã parece estar recuando, diz Trump em pronunciamento
O presidente Donald Trump disse que o Irã parece "estar em baixa" e "recuando" após o ataque com mísseis contra bases norte-americanas na terça-feira, dia 7, no Iraque. O presidente também disse que "nenhum americano ficou ferido".
O discurso foi transmitido em rede nacional, direto da Casa Branca. No pronunciamento, Trump também anunciou uma nova rodada de "sanções econômicas punitivas" contra o governo do Irã. Ele pediu à OTAN que se "envolva muito mais no processo do Oriente Médio".
Os ataques com mísseis contra as forças militares e de coalizão dos Estados Unidos, de terça-feira, ocorreram em aparente retaliação pelo assassinato de Qassem Soleimani. O presidente destacou ainda que as forças dos EUA estão "preparadas para tudo" e que as sanções vão continuar "até que o Irã mude seu comportamento".
Segundo Trump, os Estados Unidos aumentaram sua produção de óleo e gás e "não depende mais tanto do Oriente Médio para esses recursos".
Mohammad Javad Zarif, ministro das Relações Exteriores do Irã, classificou o ataque como "medidas proporcionais em legítima defesa". "Não buscamos escalada ou guerra, mas nos defenderemos de qualquer agressão", afirmou no Twitter.
Com informações da NPR.org e Globo.com.