Os Estados Unidos e a China assinaram um acordo comercial Fase 1 na quarta-feira, 15, com a promessa de redução de parte de taxas impostas há mais de um ano e meio pela Casa Branca contra a importação de produtos fabricados chineses e aumento de importações. A China disse que irá elevar significativamente as importações de soja dos Estados Unidos, publicou o jornal chinês Global Times.
O economista sênior do Centro Nacional de Grãos e Óleos da China, ligado à Administração Nacional de Alimentos e Reservas Estratégicas, Wang Liaowei, ainda afirmou à publicação que importações de produtos dos EUA como carne suína e algodão também devem ter um salto na sequência da assinatura do acordo comercial.
No entanto, as negociações para a Fase 2 do acordo - cuja intenção é acabar de vez com as barreiras comerciais entre os dois países - pode não começar em breve, informou o chinês Global Times na quarta-feira citando uma fonte não identificada. O tabloide, publicado pelo oficial Diário do Povo, do Partido Comunista, também citou uma fonte próxima do Ministério do Comércio chinês segundo a qual as atuais tarifas dos EUA sobre produtos do país asiático não serão retiradas no curto prazo. Fonte: Reuters.