EUA emitem diretrizes contra a discriminação racial

Por Gazeta News

discriminacao - eric holder site

Eric Holder, secretário de Justiça dos Estados Unidos, anunciou no dia 1º que seu departamento lançará, nos próximos dias, novas diretrizes para evitar a discriminação racial por parte das forças de segurança após a morte do jovem negro, Michael Brown, por um agente branco em Ferguson. “As novas diretrizes incorporarão novos padrões rigorosos e mais sólidas para ajudar a acabar com o perfil racial de uma vez por todas”, explicou Holder em um encontro com líderes religiosos e comunitários na Igreja Batista Ebenezer de Atlan ta, na Geórgia.

Agora, após a nova onda de distúrbios gerada pela decisão judicial do caso Brown, há uma semana, Holder se dispõe a viajar por todo o país para participar de encontros comunitários como os de Atlanta, esta semana.

Holder, que condenou a violência de alguns manifestantes em Ferguson, lembrou que o seu departamento está investigando a morte de Michael Brown para determinar se houve violação dos direitos civis no caso e se a polícia local de Ferguson mantém práticas discriminatórias.

O presidente Barack Obama anunciou que pedirá ao Congresso $263 milhões de dólares ao longo de três anos para investir em várias medidas relacionadas com as policiais locais, entre eles $75 milhões de dólares para que 50 mil agentes tenham câmeras incorporadas a seu uniforme ou a seu corpo, para gravar suas interações com civis.