O estudante chinês da University of Central Florida, que alarmou a polícia depois de exibir comportamento estranho e comprar rifles de alta potência, foi deportado para a China por violar seu visto, disseram autoridades federais na última quinta-feira, 10.
Wenliang Sun, 26 anos, era portador do visto F-1 e estava sob custódia federal há cerca de três meses. Deportado na terça-feira desta semana, ele está proibido de retornar aos Estados Unidos por pelo menos dez anos, disse Tammy Spicer, porta-voz da agência de imigração e alfândega dos EUA.
Detetives também descobriram que a Sun possuía dois fuzis de alta potência. Sun disse aos investigadores que ele nunca pretendeu prejudicar a si mesmo ou a outros, e as autoridades reconhecem que ele nunca fez ameaças específicas.
Ambas as armas foram legalmente adquiridas, uma vez que a lei federal permite que detentores de visto de não-imigrante possuam armas de fogo se também tiverem uma licença de caça, o que a Sun fez.
No entanto, as autoridades descobriram que a Sun não estava frequentando as aulas - uma exigência de seu visto. Um juiz federal revogou seu visto e foi detido em 7 de fevereiro.
“O status de não imigrante de Sun terminou depois que ele comprou armas de fogo de alta potência”, disse o ICE em comunicado.
Wenliang Sun chamou a atenção da Polícia da UCF depois que funcionários da universidade relataram uma “mudança dramática” em sua aparência e comportamento – incluindo gastar cerca de $70 mil dólares em dinheiro em um carro novo “inesperadamente” – disse a universidade em um comunicado à imprensa.